Olá,

Visitante

Carro da Vacina – uMA Estratégia para Captação de Faltosos às Vacinas Contra a Covid-19

Categoria não especificada

Trata-se da apresentação de uma estratégia municipal de fortalecimento das ações de imunização contra a Covid-19 adotada no município de Marechal Deodoro/AL, através da implantação de ações de vacinação itinerantes e descentralizadas, utilizando-se um “Carro da Vacina”, que percorreu diversas ruas e localidades do município, realizando a busca ativa de faltosos e levando as vacinas para mais perto da população. Essa estratégia resultou em um incremento de 65,3% nas doses aplicadas de vacinas contra a Covid-19, destacando-se o incremento 1.905,2% na aplicação de primeiras doses (D1). Consequentemente houve a ampliação da vacinação na população-alvo

– Barreiras de acesso nas restrições de horário e local das salas de vacinas; – Hesitação vacinal; – Desinformação sobre vacinas.

– Diminuição das barreiras de acesso para a vacinação: Ampliar horário das Salas de Vacinas (horário estendido levando-se em consideração as características socio-culturais e ocupacionais da população). Implementação de Pontos descentralizados de Vacinação (Descentralizar as ações de vacinação levando-se em consideração as condições de acessibilidade da população) Implementação de Equipes Itinerantes de Vacinação (Levar as vacinas atè as residências, com foco nas pessoas com dificuldade de dembulação e dificuldade de acesso às Salas de Vacinação). – Hesitação Vacinal: Sensibilização de profissionais de enfermagem e de médicos – principalmente pediatras – para o estabelecimento de conversas com os usuários do sistema de saúde sobre a temática da vacinação, no ato de consultas e outros tipos de atendimento. Articulação e parcerias com as Organizações Não Governamentais e Igrejas, visando a sensibilização das suas lideranças sobre a importância da vacinação. Sensibilização e empoderamento dos ACS para a abordagem sobre a temática da vacinação nas visitas domiciliares. Maior articulação da Saúde com as demais Políticas de Públicas, visando incluir a temática da vacinação em todos os Programas Sociais de Governo e de Estado. – Desinformação sobre Vacinas: Campanhas de massifcação em todas as mídias sobre a importância da vacinação.

Diante dos resultados, verifica-se que houve um incremento importante na aplicação de doses de vacinas contra a COVID-19, para todos os tipos de doses, no entanto, com maior impacto na administração de primeiras doses (D1). O fato de ter ocorrido maior incremento entre primeiras doses, evidencia o relevante contingente de suscetíveis existentes à época, tanto adultos – devido, possivelmente, à hesitação vacinal ou ao anseio por uma abordagem mais cômoda, como a “vacina na porta de casa” , quanto crianças, uma vez que a imunização da população pediátrica foi iniciada cinco meses antes da adoção da estratégia objeto deste estudo. Outro ponto a ser considerado é que os resultados da estratégia associados à continuidade da vacinação nas UBS, demonstram a relevância e a factibilidade da implementação concomitante de múltiplas e complementares estratégias, principalmente em localidades com diversos núcleos populacionais, como é o caso do município de Marechal Deodoro.

Principal

José Sival Clemente da Silva

Coautores

Herbert Charles Silva Barros

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Ações intersetoriais: integrando estratégias no combate às arboviroses na cidade de Belém do Brejo da Cruz (PB)
Paraíba
Práticas
Os caminhos para alcançar os indicadores de desempenho do Previne Brasil pelo município de Bom Jesus (PB)
Paraíba
Práticas
Re(h)abilitando a interdisciplinaridade e o cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
ADESÃO DAS GESTANTES AO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Paraíba
Práticas
A PRÁTICA DE PRIMEIROS SOCORROS NO CONTEXTO DE UM CURSO TÉCNICO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Paraíba
Práticas
Vacinação nos espaços de formação: experiência no 2º Congresso Nordestino de Pediatria
Paraíba
Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba