Olá,

Visitante

Caminhos para uma Alimentação Saudável

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA:Promover uma política que promova a Alimentação Saudável por meio do fornecimento de informação à comunidade e de uma assistência terapêutica nutricional.DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS: Com o intuito de que todos os objetivos propostos sejam alcançados serão descritas as diversas atividades a serem realizadas para implementação das ações.a)

Atualmente vários são os espaços voltados para a efetivação do Sistema Único de Saúde e sua nuances, principalmente no que tange a integralidade de ações e a universalidade do atendimento, apesar de ainda enfrentar a prevalência de um modelo de saúde pautado na garantia de direitos assistencialistas. Assim, as ações de promoção da saúde tem-se destacado como um dos principais instrumentos de trabalho nos âmbitos das políticas de saúde, visando proporcionar a população uma melhor qualidade de vida.Diversos estudos têm demonstrado que o Brasil, assim como em outros países em desenvolvimento que convivem com a transição nutricional determinada, frequentemente, pela má alimentação, a prevalência crescente do excesso de peso, contribuindo para o aumento das doenças crônicas não transmissíveis.A saúde está intimamente ligada com o estilo de vida, e este afeta diretamente a qualidade de vida. Estímulo às mudanças de estilo de vida, tais como práticas regulares de atividades físicas e uma alimentação saudável é fundamental. A realização de ações de promoção da saúde nas comunidades é uma iniciativa deste Município por entendê-la como ponto primordial na divisão de saberes. Sendo indispensável seu envolvimento na construção de ações que promovam a saúde. É importante que essa relação seja vista de forma integral uma vez que o aspecto biopsicossocial influencia de forma decisiva sobre a formação do ser humano.Dentro dessa perspectiva, o Projeto visa a promoção de uma alimentação saudável para a comunidade Coribense, pressupondo a integração de ações em três pontos fundamentais: ações de estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividades educativas que oriente e motivem escolhas individuais

A realização das ações de Saúde diretamente nas comunidades é passível de serem realizadas independente da realidade de cada uma e os resultados alcançados interferem na situação social da região uma vez que todo indivíduo independentemente de sua condição, e idade são mediadores de informação e participam diretamente da formação de opiniões.Considerando a importância de uma alimentação saudável para a manutenção de uma qualidade vida e as limitações dos pacientes portadores de HAS e DM é que se faz indispensável ações que promovam uma alimentação saudável com vista a um melhor aporte nutricional e conseqüentemente uma diminuição dos agravos gerados por uma alimentação inadequada.O presente projeto buscou promover a saúde da comunidade de Coribe, através de informação em saúde, fornecimento de uma assistência terapêutica com abordagem nutricional, inclusive com garantia de exames complementares, diagnósticos e encaminhamento, na perspectiva de influenciar a adoção de estilos de vida saudáveis com repercussões positivas para toda a vida. Vale ressaltar o impacto de tais ações tanto para pacientes portadores de HAS/DM como para a comunidade como um todo, com ênfase na mudança das práticas alimentares e conscientização da necessidade do autocuidado.

Principal

Jacqueline Silva do Bomfim

A prática foi aplicada em

Coribe

Bahia

Nordeste

Instituição

R. Bandeirantes, 285

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Jacqueline Silva do Bomfim

Conta vinculada

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
de Bem com a Vida”: Experiência do Grupo de Manejo da Ansiedade da Uaps Jardim Paraíso no Município de Patos de Minas
Pará
Práticas
Artesanato Como Prática de Promoção em Saúde Mental.
Rio de Janeiro
Práticas
Utilização do Lúdico Como Estratégia de Favorecimento do Atendimento e Vínculo com o Paciente odontopediátrico na Estratégia de Saúde da Família.
Espírito Santo
Práticas
Escola de Postura: Prevenção da Lombalgia, Através da Motivação da Prática Corporal, Contribuindo para a Melhoria da Qualidade de Vida dos Usuários de Irecê, Bahia.
Bahia
Práticas
Oficina de Culinária Kids: uma Ferramenta para Despertar a Alimentação Saudável das Crianças do Programa Saúde na Escola.
Bahia
Práticas
Isaba Kiambote [Bem Vinda a Folha]
Rio de Janeiro
Práticas
Ultrapassando Barreiras: o Acesso a Saúde no Sistema Prisional.
Santa Catarina
Práticas
Consultório na Rua e a Potência do Cuidado no Território: Produção de Afetos e Encontros
Alagoas
Práticas
Clube da Papinha: uma Estratégia de Adequação Nutricional e Promoção da Alimentação Complementar Saudável no Município de Timbaúba-Pe.
Paraíba
Práticas
Impacto do Programa Antitabagismo no Munícipio de São José da Lagoa Tapada – Pb
Paraíba