Com o desafio de alcançar 100% de cobertura, para os usuários que estão sobre a nossa área descrita, mobilizamos toda a equipe de saúde da família (Médico, Enfermeiro, Tec. De Enfermagem e o Agente Comunitário de Saúde) em um só objetivo: cadastrar e conhecer esses usuários, que não possuem a cultura de prevenção. Tal ação está acontecendo no município de Campina Grande, distrito IV, bairro Liberdade, UBSF Liberdade III.
A ação surgiu da necessidade de ampliação das equipes que aderiram ao programa do APS (Atenção Primária a Saúde) do Futuro, que tem como objetivo ampliar o cuidado com 100% de cobertura no território descrito da área de abrangência territorial. Áreas que antes eram descobertas, hoje estão sendo assistidas com equipes completas de profissionais, incluindo equipe emulti e programa academia da saúde.
Objetivo Geral:
O principal objetivo desta experiencia é mostrar a importância do trabalho em equipe, visando a promoção e prevenção de saúde, a qualificação do atendimento para juntos atender as necessidades dos nossos usuários, ampliar nossa cobertura, ofertando todos os serviços da APS (Atenção Primária a Saúde) evitando o agravamento e até mesmo o adoecimento da população.
Objetivos específicos:
1. Promover acessibilidade, evitando o adoecimento da população;
2. Aumentar a qualidade dos cadastros que já tinham sidos feitos por outras equipes em outros momentos;
3. Executar o cuidado mediante alcançar os pacientes que não tem o hábito de buscar o serviço;
4. Fortalecer o trabalho em equipe mediante o compartilhamento de funções para beneficiar a comunidade.
Metodologia
Após organizarmos o cronograma de atendimentos semanal para discutir ações e serviços, identificamos a necessidade de criar uma agenda de busca ativa semanal, onde iriamos para o território para realizar o conhecimento da área, promover as consultas domiciliares não só para os que necessitam de cuidado, mas também para os que não conhecem as ações e serviços ofertados pela nossa equipe de saúde e assim a promover saúde e prevenção de doenças.
Importante destacar que alguns domicílios já possuíam cadastros feitos por outras equipes, em outros processos de reterritorialização. Infelizmente, tais cadastros estavam a muito tempo desatualizados, sem transparecer a realidade encontrada atualmente nas residências. Sendo assim, nestes casos, foi atualizado todos os cadastros, dado baixa nos óbitos que por ventura aconteceram e realizados os novos. Nestas residências, é visível a descrença dos usuários em relação ao SUS, afinal, em algum momento foi oferecido serviços que não foram cumpridos. O trabalho de reconquista destes usuários está sendo primordial para o alcance dos indicadores de saúde e para a promoção e prevenção da saúde.
Outro destaque é que em todas as visitas domiciliares, acontece o esclarecimento acerca do rastreamento do câncer de colo de útero, câncer de mama e informações sobre doenças crônicas abrangidas pelo programa do hiperdia. Se tornou rotina encontrar mulheres que nunca tinham realizado mamografia, mesmo estando a anos dentro da idade de rastreamento.
PROBLEMA: IR EM BUSCA DE ÁREAS DESCOBERTAS, QUE ANTES NÃO FAZIAM PARTE DE NENHUM TERRITÓRIO ADSCRITO DAS UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, PARAÍBA.
Avançamos em todos os nossos indicadores de saúde,
Conhecemos nossos usuários e conseguimos buscar discutir ações voltadas para atender as necessidades dos indivíduos.
A busca ativa é realizada com sucesso, sem agendamento prévio, para realmente conhecer e explorar todo o território de cobertura da UBS (Unidade Básica de Saúde).
Hoje alcançamos 100% de cadastros validos, realizamos ações direcionadas ao público alvo com destaque para o fortalecimento de vinculo e adesão dos usuários ao serviço.
Avenida Jornalista Assis Chateaubriand, 1376 - Liberdade, Campina Grande - PB, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO