Olá,

Visitante

Bombeiros da Terceira Idade

A cidade de Indaial fica localizada no Vale do Itajaí (Santa Catarina). Segundo o IBGE sua população estimada em 2017 é de 66.497 habitantes, sendo 4.202 pessoas acima de 60 anos, na maioria mulheres. Atualmente, convivemos com estas pessoas acima de 60 anos que buscam mudanças, querem reinventar sua própria história e realizar novos projetos. Indivíduos estes que refletem e buscam a sua autonomia para envelhecer com empoderamento. Com isso, o projeto busca capacitar a comunidade idosa para agir em situações de emergência, atuando de imediato e evitando situações perigosas, não se tornando uma vítima impotencial. É importante também que se sintam mais vivos e úteis perante seus familiares e a comunidade. Qualquer pessoa pode eventualmente passar por situações de emergência por motivos de lesões, condições de saúde ou quedas, principalmente idosos, seja em casa ou até mesmo no trânsito. É nesse momento que entra a importância de uma pessoa idosa ter um certo conhecimento em Primeiros Socorros. Porém, é importante saber como proceder para não piorar a situação. Muitas pessoas acabam entrando em pânico em determinadas situações de emergência. O ideal é sempre manter a calma, e chamar rapidamente o resgate profissional. Após isso, você apenas deverá aplicar qualquer procedimento se tiver conhecimento no que está fazendo. Nesse sentido, é importante conscientizar a sociedade sobre o processo de envelhecimento, pois segundo Ferrigno, 2006, na terceira idade, devido a inúmeros fatores culturais contemporâneos, os contatos sociais tendem a diminuir, e em algumas vezes contribui para que o idoso entre em crescente isolamento ou recolhimento ao espaço doméstico.

As ações desta unidade se desenvolve em consonância com as garantias promovidas pelos Direitos Humanos, principalmente os relacionados a seu público-alvo, e desenvolve ações com os mesmos objetivos do Programa Nacional de Direitos Humanos – PNDH III. Portanto, realizar campanhas socioeducativas, de mídia, vem ao encontro do objetivo estratégico III do PNDU III, de “Valorização da Pessoa Idosa e sua Participação na Sociedade”, especificamente através da ação programática “Promover a inserção, a qualidade de vida e a prevenção de agravos aos idosos, por meio de programas que fortaleçam o convívio familiar e comunitário, garantindo o acesso a serviços, ao lazer, à cultura,auto defesa, à atividade física, de acordo com sua capacidade funcional.”

A grande maioria dos acidentes poderia ser evitada, porém, quando eles ocorrem, alguns conhecimentos simples podem diminuir o sofrimento, evitar complicações futuras e até mesmo salvar vidas. O fundamental é saber que, em situações de emergência, deve se manter a calma e ter em mente que a prestação de primeiros socorros não exclui a importância de um médico.

Principal

Malvina Juliane Ribeiro

juribeiro24@yahoo.com.br

A prática foi aplicada em

Indaial

Santa Catarina

Sul

Instituição

R: João Batista Deretti,226

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Malvina Juliane Ribeiro

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Estratégias de imunização em município do interior da Paraíba resulta em 1º lugar no estado durante campanha de influenza 2024 : relato de experiência
Paraíba
Práticas
Os caminhos para alcançar os indicadores de desempenho do Previne Brasil pelo município de Bom Jesus (PB)
Paraíba
Práticas
ADESÃO DAS GESTANTES AO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Paraíba
Práticas
A PRÁTICA DE PRIMEIROS SOCORROS NO CONTEXTO DE UM CURSO TÉCNICO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Paraíba
Práticas
Programa Bolsa Família: processo formativo para profissionais da atenção primária
Paraíba
Práticas
Humanização na prática do cateterismo vesical de demora na atenção básica.
Paraíba