Olá,

Visitante

Benefícios das Práticas Integrativas e Complementares no Apoio da Atenção À Saúde do Idoso – Programa Valorização da Melhor Idade

Objetivos• Proporcionar um envelhecimento com qualidade de vida aos usuários acima de 60 anos assistidos pela Rede de Atenção Básica, utilizando técnicas da Medicina Tradicional Chinesa.MetodologiaDentre as Práticas Integrativas e Complementares o município passou a ofertar a acupuntura, onde os idosos são encaminhados ao ambulatório de Medicina Tradicional Chinesa por profissionais do nível superior da Rede de Atenção Básica. Os pacientes são acolhidos por profissional Especialista em Medicina Tradicional Chinesa, que realiza uma avaliação individual (ANAMNESE), permitindo chegar a um diagnóstico energético, definição de melhores pontos de acupuntura e números de sessões por paciente. Ao término do número total de sessões o paciente passa por nova avaliação, caso tenha tido uma boa evolução, receberá alta, caso contrário, daremos continuidade com novas sessões.

Girau do Ponciano, município do agreste de Alagoas, fazendo parte da 2ª Macrorregião de saúde e 7ª região de saúde. Possui população de 3.614 idosos, segundo o último censo. Pensando nesta população, no aumento da expectativa de vida, em proporcionar um envelhecimento de qualidade, tendo em vista os processos naturais de envelhecimento, o surgimento de diversas patologias, dentre elas, dores agudas e crônicas, insônia, depressão e o aumento no uso de medicações, tornou-se fundamental a oferta dos serviços como a acupuntura, um ramo da Medicina Tradicional Chinesa, e um método de tratamento complementar de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Com a implantação do Programa Valorização da Melhor Idade, em 21 de setembro de 2017, a acupuntura vem se destacando por oferecer um tratamento rápido e eficaz, sem efeitos colaterais e praticamente indolor, tirando a dor, restaurando, promovendo e equilibrando o organismo, trazendo bem-estar físico e mental aos nossos idosos.

Visto a necessidade de buscar novos caminhos para oferecer uma saúde pública de melhor qualidade, aliada a vontade de colaborar na promoção da saúde e melhor qualidade de vida dos nossos idosos em nosso município, estamos conseguindo grandes resultados voltados a minimizar as dores dos nossos idosos ocasionados por diversas patologias comuns aos processos naturais de envelhecimento.

Principal

Ana Maria Tenório Wanderley

A prática foi aplicada em

SP

São Paulo

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Girau do Ponciano

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

12 maio 2016

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Projeto quilombos: o cuidado realizando práticas integrativas e complementares em quilombolas da Amazônia
Pará
Práticas
Empoderamento social em defesa do SUS no município de Descalvado (SP)
São Paulo
Práticas
Programa de automonitoramento glicêmico para paciente diabético insulinodependente
São Paulo
Práticas
Consequências práticas a partir da implantação e certificação da Estratégia Alimenta e Amamenta Brasil (EAAM) na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Pinheirinho de Embu das Artes (SP)
São Paulo
Práticas
Processo compartilhado na construção do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde (COAPES) em Araçatuba (SP)
São Paulo
Práticas
Programa Dose Certa: acompanhamento das entregas, impacto dos atrasos e ações do município de Santana de Parnaíba para minimizar suas consequências
São Paulo
Práticas
Acolhimento como ferramenta de apoio às tensões emocionais do trabalhador da saúde
São Paulo