Introdução: Alta resistência por parte das mulheres brasileiras para realização do citopatológico de útero. Objetivos: Construir uma dinâmica para consulta de enfermagem humanizada às mulheres para realização do exame citopatológico do colo uterino. Elencar a utilização de práticas integrativas e complementares durante a consulta. Conhecer os principais motivos que levam as mulheres a não retornar periodicamente para a coleta do exame. Realizar o exame físico das mamas e abdome em conjunto com os Citopatológico. Ofertar um horário flexível para as mulheres que trabalham e não podem utilizar as USF.
Buscar parceria na intersetorialidade para aumento da realização do exame e sua regularidade. Metodologia: Ao vir atuar na Policlínica municipal Marizete Cordeiro em Queimadas/PB busquei deixar o ambiente mais acolhedor e para as pacientes realizarem a coleta do exame, utilizei e musicoterapia, escuta qualificada e humanizada despida de pré-conceitos e relatando todo o passo a passo que aconteceria, na tentativa de melhorar o ambiente na realidade que eu tinha em 2021. Ademais, ofereci um espaço que consistia em um biombo onde colocavam suas roupas, uma bata sempre. Por meio de toda essa simplicidade e muita humanização, iniciei um pequeno movimento que motivava as mulheres a incentivar outras a buscar a unidade, além do horário diversificado das USF. Durante a consulta realizei exame físico das mamas e abdome sempre explicando a sua importância, foi ofertada agenda com disponibilidade nos três turnos. Juntei com forças na intersetorialidade para ampliar, fortalecer e divulgar esse atendimento. Resultados: As mulheres atendidas começaram a elogiar da equipe que compunha a Policlínica e sua forma de trabalhar e para suas amigas, vizinhas e para outros profissionais e a cada dia havia mais busca pelo atendimento. Houve um aumento na realização do citopatológico de 5 mulheres dia para 10 mulheres dia, 40 mulheres mês em 2021. Essa agenda atualmente se encontra com uma média de 60 mulheres nos 3 turnos, um aumento de 200%, em consequência vários diagnósticos e tratamentos precoces proporcionando uma melhor qualidade de vida, alcançando os princípios do SUS. Conclusão:
Evasão das mulheres e profissionais de saúde pouco preparados para lidar com este tema, com as ações, mecanizadas na realização citopatológico.
Aumento na realização do citopatológico de 5 mulheres dia para 10 mulheres dia, 40 mulheres mês em 2021, em 2025 a média de 60 mulheres nos 3 turnos.
Através da aplicação das ações como estabelecimento de vínculo e confiança entre usuária e profissional há o fortalecimento do serviço.
Rua João Barbosa da Silva, 120 - Centro, Queimadas - PB, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO