Olá,

Visitante

Avança Saúde Natércia: Estratégia de Melhoramento da Imunização Infantil

Categoria não especificada

O Programa Municipal Avança Saúde, tem a finalidade de trabalhar as dimensões da atenção primária à saúde para a assistência à população, com vistas no planejamento, organização e execução dos serviços e ações em saúde. Definiu-se o processo de trabalho nos eixos de desenvolvimento profissional, promoção de saúde, prevenção de saúde, gestão clínica e gestão de serviços. Nessa perspectiva na linha de cuidado da Saúde da Criança, foi desenvolvidos aperfeiçoamento nas ações e serviços de vacinação, puericultura, triagem neonatal, nutrição Infantil, violência Infantil e doença emergente infantis. O inicio do programa deu-se ênfase na imunização infantil, com diversas articulações multidisciplinar e intersetoriais, em educação permanente a todos profissionais da rede de atenção à saúde municipal, educação popular por meio de campanhas publicitárias, palestras na sala de espera e em visita domiciliares, ampliação do monitoramento das vacinas em dias, com planilha desenvolvida para a equipe de Estratégia Saúde da Família e sala de Vacina, parceria intersetorial com o Conselho Tutelar, Serviço de Assistência Social , Escolas, Secretaria de Esporte, na conscientização e apoio. Com a atividade executadas prática cotidiana, obteve-se uma melhor resposta no monitoramento das vacinas do calendário infantil, ampliação da vacinas na rede pública e redução na taxa de abandono, a exemplo a vacina Pentavalente com cobertura vacinal de 88% no primeiro quadrimestre de 2022 saltou para 100% no terceiro quadrimestre.

Observou-se no município em relação a vacinação infantil, o desconhecimento de muitos sobre a oferta dos tipos de vacina gratuita e disponível. O horário limitado ao expediente era uma fragilidade. A hesitação vacinal vem crescendo no cotidiano. E também uma taxa de abandono alto devido reações nas primeiras doses da vacina. Apontado esse problemas, foi possível estabelecer uma sequência de atividade a fim de promover a conscientização e aperfeiçoar as orientações relacionadas à vacina.

Capacitar toda a equipe da rede de atenção à saúde, sobre a imunização; Planejar ações de monitoramento da vacinação, como busca-ativa nos domicílios pelos agentes comunitário de saúde, nas unidades de saúde no acolhimento e consultas; Conscientização por meio de publicações, vídeos, palestras, participação em reuniões de pais nas escolas, orientação em sala de espera, orientação no pré-natal e na assistência puerperal; Demonstrar resultados positivos relacionados a capacidade da imunização; Ampliar horário de serviço nas unidades para atingir maior número de público; Estreitar parcerias com outros setores para apoio na vacinação.

A pesquisa do ImunizaSUS reflete temas importantes que deve ser discutido na gestão de saúde pública, que corresponde as realidades locais do município, no território da experiência, entendeu-se essa necessidade de trabalhar sobre a imunização com toda a rede de atenção à saúde, apesar de que não enfrentamos problemas sérios, como grande recusa à vacinação por grupos sociais. Mas diante a uma pós-pandemia, com um movimento de desinformação, através da fake-news, entendeu-se a priorização em se executar ações de conscientização a fim de prevenir situações na localidades, estabelecendo diálogos intersetoriais, para estreitar comunicação efetiva, e também estratégias fortalecedoras entre a rede de apoio à criança. Na rede de atenção à saúde é importante que a equipe tenha uma fala direcionada positiva à vacinação, por isso uma necessário de instrumentalizar dando suporte através de capacitação, material instrutivo, estratégia de monitoramento. Diante dessas ações ampliadas com apoio multidisciplinar e intersetorial, os resultados tendem ser positivos e estabelece uma rede de apoio ao cuidados das crianças.

Principal

Geovani Cleyson dos Santos

Coautores

GILLIANNE CAROLINE DOS REIS, VYVIAN AMBROSINO

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Ações intersetoriais: integrando estratégias no combate às arboviroses na cidade de Belém do Brejo da Cruz (PB)
Paraíba
Práticas
Os caminhos para alcançar os indicadores de desempenho do Previne Brasil pelo município de Bom Jesus (PB)
Paraíba
Práticas
Re(h)abilitando a interdisciplinaridade e o cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
ADESÃO DAS GESTANTES AO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Paraíba
Práticas
A PRÁTICA DE PRIMEIROS SOCORROS NO CONTEXTO DE UM CURSO TÉCNICO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Paraíba
Práticas
Vacinação nos espaços de formação: experiência no 2º Congresso Nordestino de Pediatria
Paraíba