Olá,

Visitante

Ações Intersetoriais Entre Saúde, Educação e Assistência Social para Aumento da Cobertura Vacinal

As coberturas vacinais no Brasil vêm caindo desde o ano de 2017 segundo informações do Ministério da Saúde. No município de Querência os dados apresentam queda a partir do ano de 2018 e com uma piora bastante intensa nos anos de 2020 e 2021. As vacinas como aliadas na prevenção de doença e de mortes tem um papel fundamental na proteção da vida principalmente de crianças. As ações intersetoriais são compreendidas como o trabalho do setor saúde e demais setores como a Assistência Social e Educação a fim de obter resultado eficaz e sustentável, com a finalidade de se obter uma melhora nos índices de vacinação. O trabalho aqui apresentado refere-se as ações intersetorias da Secretaria de Saúde em parceria com a Assistência Social e Secretaria de Educação do município de Querência MT. As ações intersetorias desenvolvidas deram inicio com as ações do Selo Unicef que iniciou com a Busca Ativa Vacinal (BAV) para as vacinas Tríplice Viral e Tetra Viral, neste processo foi necessário realizar cadastramento e capacitação de agentes de alerta e demais envolvidos que são trabalhadores das três secretarias descritas e que estavam responsáveis pela verificação da situação vacinal das crianças. No planejamento a equipe da Secretaria de Saúde sugeriu que realizássemos também a verificação para as demais vacinas oportunizando o momento. Dentre as ações realizadas está a decoração de Páscoa na praça central da cidade agregando o tema vacinação, foi criado um espaço em que os personagens de Páscoa como o coelho estava em uma sala de vacinação, consultório médico e recepção da unidade portando seu cartão vacinal com o intuito de alertar a população para a vacinação em dia. Nas escolas foram realizados cronogramas de verificação das cadernetas de vacinação em todas as escolas publicas e privadas do município incluindo também a zona rural. As crianças com autorização prévia dos pais já realizavam a vacinação dentro do âmbito escolar. No âmbito da Assistência Social em todas as ações do Centro de Referencia em Assistência Social (CRAS) como a Semana do Bebê, Grupo quem Ama Cuida, Núcleo da Criança e do Adolescente, Conselho da Criança e do Adolescente, Criança Feliz e Programa Auxilio Brasil são realizadas ações conjuntas de verificação da situação vacinal e orientações aos pais quanto a importância da vacinação. Realizada também na oportunidade de cada encontro dos grupos a vacinação de crianças e adolescentes que apresentem atraso ou que esteja em tempo hábil para manter a caderneta de vacinação em dia. Observamos uma melhora considerável na busca pela vacinação no município, quanto as coberturas vacinais analisando o indicador 5 do Previne Brasil e comnparando com outros quadrimestres o municipio apresentou significativa melhora na cobertura dessas vacinas. A analise da cobertura das demais vacinas para o mesmo período do ano anterior houve também uma melhora na cobertura vacinal em vacinas como BCG, Pneumococócia, Triplice Viral, Hepatite A e Febre Amarela.

A pesquisa realizada pelo ImunizaSUS mostrou que parte da população se abstem da vacinação devido ao medo ou desconhecimento sobre as reações adversas, a Secretaria de Saúde está fornecendo a população folder com o nome, doença que previne e as reações mais comuns das vacinas de crianças e adolescentes. Em campanhas publicitarias é sempre alertada a população sobre a importância da vacinação e principalmente quanto ao retorno de doenças como o Sarampo.

O desafio do município é manter a população esclarecida sobre a necessidade de continuar mantendo sua população protegida contras as doenças imunopreviniveis. A secretaria de Saúde bem como as demais envolvidas nas ações intersetoriais tem trabalhado para o aumento das coberturas vacinais, cobrando da população atendida pela Assistência Social a regularidade com a questão vacinal. Todas as crianças no ato da matricula em escolas da rede pública ou privada no município obrigatoriamente devem apresentar um comprovante da regularidade vacinal. A secretaria de Esportes por intermédio da Secretaria de Saúde solicita a todos os atletas matriculados em suas escolas de futebol, vôlei, tênis etc comprovante de atualização vacinal.

Esse trabalho buscou contribuir com outros municípios sobre a importância das ações intersetoriais para a melhora da vacinação e consequentemente das coberturas vacinais, é importante aqui ressaltar o papel que cada pessoa bem orientada terá na vida dos filhos, familiares e vizinhos, evitando a disseminação de noticias falsa e principalmente acreditando no poder da ciência e nos benefícios que a vacinação traz a população

Principal

Aline fabian

A prática foi aplicada em

Região

Esta prática está vinculada a

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Envelhecimento Ativo
São Paulo
Práticas
Relato de Experiência de um dia ” D ” de Imunização com Crianças Indígenas
Todos os Estados (Nordeste)
Práticas
Experiência do preventivo humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
1 / 1071234Próximo