Objetivo geral: Descrever de forma detalhada os resultados dos serviços oferecidos pela equipe do ambulatório municipal de feridas e podologia de Alhandra-PB, destacando sua importância para a saúde da comunidade.
Objetivo específico: Listar os tipos de ferimentos tratados pela equipe do ambulatório analisar o quantitativo de atendimentos realizados desde a fundação do ambulatório descrever amostragem final de atendimento.
O ambulatório de feridas desempenha um papel crucial na saúde pública, especialmente em municípios menores, onde o acesso a serviços especializados pode ser limitado. Esse trabalho aborda a atuação do ambulatório municipal de feridas e podologia, do município de Alhandra-Paraíba, implantado no ano de 2021. Destaca-se sua importância para os usuários portadores de feridas de difícil cicatrização e pelo alto impacto social e econômico devido ao seu caráter recorrente e o longo tempo necessário à sua cicatrização. Diante da elevada incidência de feridas de difícil cicatrização e alterações cutâneas nos pés, provenientes da atenção primária e secundária à saúde, por diversas etiologias, percebeu-se que as referências assistenciais utilizadas, apresentava discordâncias no tratamento devido à alta complexidade das lesões, necessitando de um atendimento especializado, baseado em protocolos com evidência científica, bem como, uma equipe especializada na avaliação clínica de lesões e prescrição de curativos e coberturas e acompanhamento contínuo. O ambulatório de feridas e podologia possui ênfase em feridas agudas e com aspecto de cronicidade, composta por enfermeiros e técnicos de enfermagem especializados no tratamento de lesões, trouxe para o município a referência de uma unidade especializada, atuando como um ponto de apoio para APS e HPP e municípios vizinhos. A podologia oferece atendimentos nas afecções nos pés e unhas, podopatias que causam dor e desconforto até infecções.
Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta, das 08 às 16:30h, por demanda espontânea ou referenciada. Antes da implantação do ambulatório, os pacientes apresentavam retardo na cicatrização, aguardavam na regulação por atendimentos e consultas especializadas. Além disso, utilizaram de forma errônea tratamentos empíricos, gerando dor e desconforto. Após admissão dos pacientes no serviço em 2021, foi possível implementar um plano de cuidado padronizado e tratamento individualizado, alcançando resultados positivos na avaliação e cicatrização das feridas. Em 2021 realizou-se 1.314 curativos em 149 pacientes (77 sexos feminino e 72 sexos masculino), lesões tratadas: lesões vasculares, lesões por pressão, pés diabéticos, feridas cirúrgicas, lesões traumáticas, podologia e lesões oncológicas. Sendo 96 altas e 2 óbitos. Em 2022 realizou-se 2.914 curativos em 447 pacientes (274 sexos feminino e 173 sexo masculino). Lesões tratadas manteve-se perfil de 2021, com adição da erisipela. Foram 417 altas e 2 óbitos. Em 2023 realizou-se 4.791 curativos em 587 pacientes (336 sexos feminino e 251 sexos masculino). O perfil das lesões manteve-se de 2022 com 550 altas e 8 óbitos. No ano 2024 realizou-se 4.817 curativos em 660 pacientes (355 sexos feminino e 305 sexos masculino). Nos últimos três anos, observou-se aumento na adesão ao serviço de ambulatório de feridas, totalizando 3.503 curativos realizados em 510 usuários em contraste com os 1.314 curativos feitos em 2021.
Diante do exposto, a implantação do ambulatório municipal de feridas e podologia desempenha um papel fundamental nas políticas públicas no atendimento ao portador de feridas com dificuldade de cicatrização. Essa evolução na procura destaca a importância e a eficácia do serviço no tratamento de feridas, proporcionando cuidados adequados e melhorando a qualidade de vida dos pacientes. Respeitando os princípios do SUS, que visa garantir o atendimento integral às necessidades de saúde de todas as pessoas e equidade com garantia de acesso e cuidados diferenciado. A análise dos aspectos discutidos, evidenciam resultados positivos na cicatrização ou cura da ferida, pois possibilitou redução do tempo de tratamento e gastos públicos. Comprova a importância dessa unidade especializada, na avaliação das lesões servindo de modelo para demais gestores, que buscam melhores resultados. Dessa forma, espera-se que esse estudo contribua para aprimoramento de práticas que inspire novas iniciativas voltadas para implantação de ambulatório de feridas e podologia. O modelo do ambulatório de feridas em Alhandra poderá inspirar outros municípios da Paraíba a adotarem práticas semelhantes, promovendo um cuidado mais humanizado e centrado no usuário.
Rua Presidente João Pessoa, Alhandra - PB, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO