- Gestão de Serviços e Sistemas de Saúde
JULIANA BRAZÃO
- 12 set 2024
Amapá
OBJETIVOS DO PROJETOGeral:Promover a atenção integral ao paciente diabético, com foco específico a partir das complicações nos pés, com redução de no mínimo 50% das amputações nos próximos 3 anos.Específicos1.
O Pé Diabético, terminologia empregada para enfeixar as diversas alterações e complicações ocorridas nos pés e nos membros inferiores dos diabéticos, é hoje uma preocupação mundial, tanto em nações desenvolvidas como nas em desenvolvimento.O custo humano e financeiro dessa complicação é imenso, mas a simples conscientização das autoridades e da comunidade quanto à necessidade de um bom controle da doença e da implantação de medidas relativamente simples de assistência preventiva pouparia muito sofrimento.As complicações podológicas associadas ao diabetes mellitus constituem, hoje, um dos maiores problemas enfrentados pelos sistemas de saúde em todo o mundo. Seu tratamento tem elevado custo social e econômico, tendo ainda características variáveis nas diversas populações e regiões geográficas envolvidas. O enfrentamento de tão grandioso desafio é primordial para o resgate não apenas do bem-estar da população brasileira dependente do Sistema Público de Atenção à Saúde como também da saúde do próprio Sistema.
Este projeto deve ser implementado numa estrutura regionalizada de atendimento, obedecendo às características de cada Estado ou Região Administrativa dentro do Estado e levando em conta os Consórcios Regionais de Saúde, assumindo a responsabilidade de promover a detecção e o diagnóstico precoce das alterações podológicas dos diabéticos, seu adequado cadastramento, além do acompanhamento e educação continuada para os pacientes diabéticos e seus familiares. Deve sempre ter uma estreita colaboração e entrosamento com os serviços e projetos locais de atendimento aos diabéticos.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO