Olá,

Visitante

Atenção Integral ao Portador de Pé Diabético

OBJETIVOS DO PROJETOGeral:Promover a atenção integral ao paciente diabético, com foco específico a partir das complicações nos pés, com redução de no mínimo 50% das amputações nos próximos 3 anos.Específicos1.

O Pé Diabético, terminologia empregada para enfeixar as diversas alterações e complicações ocorridas nos pés e nos membros inferiores dos diabéticos, é hoje uma preocupação mundial, tanto em nações desenvolvidas como nas em desenvolvimento.O custo humano e financeiro dessa complicação é imenso, mas a simples conscientização das autoridades e da comunidade quanto à necessidade de um bom controle da doença e da implantação de medidas relativamente simples de assistência preventiva pouparia muito sofrimento.As complicações podológicas associadas ao diabetes mellitus constituem, hoje, um dos maiores problemas enfrentados pelos sistemas de saúde em todo o mundo. Seu tratamento tem elevado custo social e econômico, tendo ainda características variáveis nas diversas populações e regiões geográficas envolvidas. O enfrentamento de tão grandioso desafio é primordial para o resgate não apenas do bem-estar da população brasileira dependente do Sistema Público de Atenção à Saúde como também da saúde do próprio Sistema.

Este projeto deve ser implementado numa estrutura regionalizada de atendimento, obedecendo às características de cada Estado ou Região Administrativa dentro do Estado e levando em conta os Consórcios Regionais de Saúde, assumindo a responsabilidade de promover a detecção e o diagnóstico precoce das alterações podológicas dos diabéticos, seu adequado cadastramento, além do acompanhamento e educação continuada para os pacientes diabéticos e seus familiares. Deve sempre ter uma estreita colaboração e entrosamento com os serviços e projetos locais de atendimento aos diabéticos.

Principal

Autor entrar em contato com o IdeiaSUS

A prática foi aplicada em

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Experiência do Preventivo Humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Implantação do serviço de curativos na atenção básica do município de Arara: experiência exitosa
Paraíba
Práticas
Assistência odontológica aos trabalhadores da saúde municipal de Esperança: relato de experiência
Paraíba
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
Práticas
Gestar saudável – de 0 a 1000 dias
Paraíba
Práticas
Mapa territorial em saúde mental: instrumento exitoso do cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
Implementação da estratégia Tenda da Imunização para aumento de coberturas vacinais
Todos os Estados (Nordeste), Paraíba