O objetivo principal da atividade é oferecer apoio e orientação para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras neurodivergências, visando promover a inclusão, o bem-estar e a qualidade de vida dessas pessoas, além de ofertar apoio técnico para que os familiares e colaboradores da unidade possam lidar com mais tranquilidade com as situações recorrentes e a rotina diária.
Considerando o grande número de pessoas com diagnóstico de TEA e/ou em avaliação para confirmação da condição no território decidimos elaborar um grupo de trabalho multiprofissional composto por Enfermeiro, Agente comunitário de saúde, Médico de saúde da família ,Nutricionista, Assistente social, Psicólogo e Representante da Casa do Autista de Arraial do Cabo para favorecer assistência emocional e acompanhamento de saúde mental e física para os responsáveis legais de portadores de TEA, reconhecendo a importância de sua saúde e equilíbrio no processo de cuidado. A atividade contempla ações de conscientização sobre os direitos das pessoas com TEA e neurodivergências, buscando combater preconceitos e promover um ambiente mais acolhedor e respeitoso. Realizamos palestras educativas para disseminar informações sobre as condições, estratégias de apoio e práticas de bem-estar, com o intuito de sensibilizar a comunidade e fortalecer a rede de suporte tanto para os indivíduos com neurodivergências quanto para os seus familiares. Essa abordagem integrada visa não apenas atender às necessidades imediatas de pessoas com diagnóstico de TEA, mas também empoderar as famílias e a sociedade, contribuindo para a criação de um ambiente mais inclusivo e respeitoso para todos.
Os resultados esperados da atividade incluem tanto aspectos tangíveis quanto intangíveis, com o objetivo de promover uma compreensão mais ampla e profunda sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e os desafios enfrentados por pessoas com o transtorno e seus familiares. A ampliação do conhecimento sobre o TEA, a sensibilização para o diagnóstico precoce, a promoção do autocuidado dos responsáveis e o fortalecimento da rede de apoio são ferramentas valiosas para a promoção e prevenção. Esperamos que os participantes continuem assíduos e com a compreensão mais profunda sobre o TEA, sobre suas necessidades e as formas de oferecer suporte adequado, sintam-se fortalecidos em compor uma rede de apoio robusta e eficaz para pessoas com TEA e suas famílias.
Em conclusão, o projeto tem como objetivo oferecer uma abordagem integral e educativa sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), proporcionando aos participantes conhecimento, conscientização e ferramentas práticas para lidar com os desafios envolvidos no diagnóstico, acompanhamento e cuidado de pessoas com TEA. Através da roda de conversa, espera-se promover um ambiente de troca de experiências e fortalecimento das redes de apoio, além de sensibilizar sobre a importância do diagnóstico precoce, do autocuidado dos responsáveis e da conscientização dos direitos legais. Com a participação ativa dos psicólogos, familiares e representantes da Casa do Autista, o projeto busca não apenas informar, mas também criar um espaço de acolhimento e aprendizado mútuo, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com TEA e das famílias que as acompanham. A abordagem proposta visa, assim, fortalecer o suporte terapêutico e educativo, promovendo um ambiente mais inclusivo e consciente para todos os envolvidos.
Rua Manoel Duarte, 2011 - Praia dos Anjos, Arraial do Cabo - RJ, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO