Olá,

Visitante

ArteCon P: uma conquista intersetorial

Segundo o conceito de promoção de saúde proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde a Conferência de Ottawa, 1986, um dos fatores mais importantes da saúde são as condições ambientais. Quando o lugar em que se vive é insalubre, ele pode ocasionar ou transmitir doenças. A preocupação com o saneamento básico é muito antiga, mesmo antes de Cristo, quando surgiram as primeiras cidades. É notório que a cada um real investido em saneamento básico, quatro reais são economizados em assistência à saúde. No bairro Sítio Floresta de Pelotas (RS), o esgoto a céu aberto na maioria das residências, inclusive na própria Unidade Básica de Saúde (UBS), incomodava a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF). Assim, o trabalho dos profissionais de saúde, além das medidas educativas da população, passou a incluir a busca de uma solução para reduzir a presença do esgoto a céu aberto na área adstrita.

Protagonizar uma iniciativa intersetorial capaz de assegurar infraestrutura de esgoto sanitário da área adstrita. A iniciativa foi construída a partir de uma experiência que utiliza mão de obra prisional na reforma de prédios da saúde. A colaboração dessa mão de obra foi a solução encontrada para fabricar tubos de concreto e canalizar a rede de esgotos. Sem recursos financeiros disponíveis, iniciou-se a busca por equipamentos e espaço físico para instalar a fábrica. Foram identificados, junto à companhia de saneamento do município, equipamentos de uma antiga fábrica de tubos. Mesmo diante do relato da dificuldade do conserto, foi proposta e aceita a cedência dos equipamentos para instalação junto ao Presídio Regional de Pelotas (PRP). Os equipamentos foram recuperados pelos apenados e firmado termo de cooperação para viabilizar o funcionamento da fábrica.

O resultado foi a construção de uma fábrica de Artefatos de Concreto – ArteCon P – na área celular do PRP. A iniciativa, aprovada pela comunidade, ganhou o apoio de empresários que doaram materiais de construção e insumos. Parceria com o curso de engenharia civil da Universidade Católica de Pelotas garante os estudos de traço e testes de resistência dos tubos, resultando em produtos de alta qualidade. Protagonizada pela Saúde, a administração da ArteCon P passou para a Secretaria de Serviços Urbanos que também adotou a mão de obra prisional na limpeza, drenagem e canalização de esgotos na cidade. A canalização do esgoto iniciou pela UBS Sítio Floresta, que agora conta com espaço salubre compatível com um serviço de saúde. A Estratégia Saúde da Família (ESF) requer profissionais estrategistas, que extrapolem os limites da sua própria pré-concebida governabilidade. A intersetorialidade foi um requisito para a implementação da política setorial, visando sua efetividade por meio da articulação entre a UBS Sítio Floreta, as instituições governamentais e a comunidade local. ArteCon P – P de Pelotas, P de presídio, P de protagonismo, P de parceria.

Principal

Leandro Leitzke Thurow

llthurow@yahoo.com.br

Coautores

Aline Kohler Geppert, Joice dos Santos Gonçalves

A prática foi aplicada em

Pelotas

Pelotas

Pelotas

Rio Grande do Sul

Sul

Esta prática está vinculada a

ArteCon P

Rua Candoca Ferreira, 774 - Sete De Setembro, São Lourenço Do Sul - RS, 96170-000.

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Leandro Leitzke Thurow

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

24 jun 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos