Essas propostas, com ênfase para a implantação da Unidade Móvel de Coleta, além de eficaz e eficiente melhora consideravelmente os indicadores de coleta desse exame, uma vez que podem ser beneficiadas as comunidades de mais difícil acesso, por ser móvel, ofertando todas as condições necessárias para a realização deste. Seria muito importante que Unidades Móvel como esta pudessem ser ofertadas pelo nosso Sistema Único de Saúde de forma sistemática, diante de todos os benefícios a população, principalmente município com dificuldades estruturais e de difícil acesso.Outras ações como a utilização do Cartão da Mulher, entre outras estratégias, podem facilmente ser replicadas em outros municípios, entendendo que esse problema do câncer do colo do útero é um grave problema de saúde pública em nosso município.
Outra consideração foi o fato da maioria das Unidades de Saúde não possuírem condições para a realização do exame, penalizando assim a comunidade local, principalmente da zona rural, que muitas vezes necessitava transportar-se para Centro de Saúde da zona urbana para realizar esta coleta, levando a gestão junto a equipe técnica a buscar estratégias alternativas para sanar a curto prazo esta deficiência, implantando assim a coleta em uma unidade móvel. Devido à fragilidade deste indicador no município, várias estratégias foram buscadas para aumentar a coleta deste exame.
O câncer de útero é o que apresenta um dos mais altos potenciais de prevenção e cura, chegando perto de 100% quando diagnosticado precocemente. Seu pico de incidência situa-se entre 40 e 60 anos de idade e apenas uma pequena porcentagem ocorre abaixo dos 30 anos. O Ministério da Saúde, desde 1986, através do programa de assistência integral à saúde da mulher, preconiza a prevenção do câncer de colo do útero como uma das ações básicas na assistência prestada à mulher, obedecendo a estratégia de prevenção primária, com a correção de alguns fatores de risco e prevenção secundária, baseada na colpocitologia oncótica.Este tipo de câncer constitui um problema grave de saúde pública, que atinge as mulheres em todo o mundo. No Brasil, este ocupa o segundo lugar em incidência de câncer entre as mulheres. De acordo com vários estudos, o perfil feminino mais vulnerável ao câncer de colo uterino apresenta as seguintes características: baixo nível socioeconômico
O município do Girau do Ponciano buscará incansavelmente o fortalecimento das ações de qualificação na assistência á saúde de suas mulheres, mantendo então todas as estratégias utilizadas até o presente momento, agregando novas ideias para melhorar as ações quando necessário.
Rua Juscelino Kubitschek, 100 - Centro, Girau do Ponciano - AL, 57360-000
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO