Olá,

Visitante

Ampliando a cobertura do exame citopatológico: o municipio de Girau do Ponciano na luta contra o câncer de colo de útero

Essas propostas, com ênfase para a implantação da Unidade Móvel de Coleta, além de eficaz e eficiente melhora consideravelmente os indicadores de coleta desse exame, uma vez que podem ser beneficiadas as comunidades de mais difícil acesso, por ser móvel, ofertando todas as condições necessárias para a realização deste. Seria muito importante que Unidades Móvel como esta pudessem ser ofertadas pelo nosso Sistema Único de Saúde de forma sistemática, diante de todos os benefícios a população, principalmente município com dificuldades estruturais e de difícil acesso.Outras ações como a utilização do Cartão da Mulher, entre outras estratégias, podem facilmente ser replicadas em outros municípios, entendendo que esse problema do câncer do colo do útero é um grave problema de saúde pública em nosso município.

Outra consideração foi o fato da maioria das Unidades de Saúde não possuírem condições para a realização do exame, penalizando assim a comunidade local, principalmente da zona rural, que muitas vezes necessitava transportar-se para Centro de Saúde da zona urbana para realizar esta coleta, levando a gestão junto a equipe técnica a buscar estratégias alternativas para sanar a curto prazo esta deficiência, implantando assim a coleta em uma unidade móvel. Devido à fragilidade deste indicador no município, várias estratégias foram buscadas para aumentar a coleta deste exame.

O câncer de útero é o que apresenta um dos mais altos potenciais de prevenção e cura, chegando perto de 100% quando diagnosticado precocemente. Seu pico de incidência situa-se entre 40 e 60 anos de idade e apenas uma pequena porcentagem ocorre abaixo dos 30 anos. O Ministério da Saúde, desde 1986, através do programa de assistência integral à saúde da mulher, preconiza a prevenção do câncer de colo do útero como uma das ações básicas na assistência prestada à mulher, obedecendo a estratégia de prevenção primária, com a correção de alguns fatores de risco e prevenção secundária, baseada na colpocitologia oncótica.Este tipo de câncer constitui um problema grave de saúde pública, que atinge as mulheres em todo o mundo. No Brasil, este ocupa o segundo lugar em incidência de câncer entre as mulheres. De acordo com vários estudos, o perfil feminino mais vulnerável ao câncer de colo uterino apresenta as seguintes características: baixo nível socioeconômico

O município do Girau do Ponciano buscará incansavelmente o fortalecimento das ações de qualificação na assistência á saúde de suas mulheres, mantendo então todas as estratégias utilizadas até o presente momento, agregando novas ideias para melhorar as ações quando necessário.

Principal

Kyvia Cristyane Lucio da Silva

aruskamagalhaes@hotmail.com

Coautores

Kyvia Cristyane Lucio da Silva

A prática foi aplicada em

Girau do Ponciano

Alagoas

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Rua Juscelino Kubitschek, 100 - Centro, Girau do Ponciano - AL, 57360-000

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Kyvia Cristyane Lucio da Silva

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

07 jun 2016

e atualizada em

10 jul 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Mapa territorial em saúde mental: instrumento exitoso do cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
Experiência de implantação do cuidado farmacêutico na Atenção Primária à Saúde em um município do sertão paraíbano
Paraíba
Práticas
ADESÃO DAS GESTANTES AO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Paraíba
Práticas
A PRÁTICA DE PRIMEIROS SOCORROS NO CONTEXTO DE UM CURSO TÉCNICO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Paraíba