O projeto VanBora foi implementado pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro em outubro de 2023 com o objetivo de ampliar o acesso aos serviços de prevenção e diagnóstico das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), incluindo HIV, Sífilis e Hepatites Virais. A iniciativa consiste em uma van adaptada que atua no período noturno, circulando em locais de grande movimentação, como bares e eventos, para ofertar testes rápidos, vacinas do calendário adulto, preservativos, além da disponibilização de profilaxia pré e pós-exposição (PrEP e PEP) e início de tratamento medicamentoso. Essa estratégia visa contemplar indivíduos que, por diferentes razões, têm dificuldades em acessar os serviços de saúde convencionais, promovendo equidade e cobertura ampliada de assistência em saúde pública. Além disso, a VanBora fortalece a prevenção ao levar informações acessíveis e oportunizar a testagem e a profilaxia em espaços diversificados, reduzindo riscos de transmissão e promovendo a saúde sexual de forma proativa.
Avaliar a oferta de testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis e à prevenção combinada.
Verificar a ocorrência do tratamento imediato para sífilis e referenciamento adequado para os demais diagnósticos.
Analisar a aceitação da população ao serviço, reduzindo barreiras geográficas e sociais no acesso aos serviços de saúde.
De janeiro de 2024 a janeiro de 2025, foram realizados 64.796 procedimentos, incluindo testagem, aconselhamento e dispensação de insumos. No período, foram efetuados 40.733 testes rápidos, com aproximadamente 11 mil para HIV, 11 mil para sífilis e 19 mil para hepatites virais. Destaca-se a detecção de 3 casos de Hepatite B, 19 de Hepatite C, 50 de HIV e 239 de Sífilis. No caso da sífilis, a primeira dose do tratamento foi administrada no ato, embora 20% dos pacientes tenham recusado o início do tratamento. Além disso, 1.862 indivíduos iniciaram PrEP no período, demonstrando a adesão à prevenção combinada.
Os dados evidenciam que a estratégia inovadora itinerante iniciada pelo projeto do VanBora tem sido eficaz na ampliação do acesso aos serviços de prevenção e diagnóstico de ISTs, demonstrando uma boa aceitação por parte da população, principalmente nas áreas de grande movimentação e vida noturna da cidade. Entretanto, identificou-se a necessidade da busca de novas estratégias que garantam o tratamento eficaz à população com o intuito de reduzir a transmissibilidade destas infecções. A continuidade do projeto e a expansão para outras regiões podem contribuir significativamente para o controle das ISTs no município.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO