- Direitos Humanos e Equidade em Saúde
Espaço Gaia
- 02 jul 2024
O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de um grupo de membros voluntários da comunidade, que acompanha pacientes vulneráveis em consultas médicas e exames devido a ausência das pessoas em consultas e exames previamente agendados gerando absenteísmo.
Envolve o sistema público de saúde, o profissional e o paciente. Um dos fatores que contribui para a sua recorrência é a ausência de rede de apoio familiar. Neste contexto, a comunidade pode desempenhar um importante papel no sentido de tornar-se um suporte para estes pacientes
Objetivo:
Minimizar as perdas de consulta e e exames ;
Trazer retorno do especialista
Garantir melhor assistência no cuidado;
Metodologia:
Estudo qualitativo, descritivo, como relato de experiência, partindo de reunião com conselho gestor local onde observamos alto índice de absenteísmo, se deu com um grupo de pessoas que se dispôs a ajudar a comunidade voluntariamente a participar do processo saúde doença.
Absenteísmo nas consultas e exames agendados previamente e de grade importância no que tange no processo saúde doença.
Observou-se que alguns membros da comunidade que a principio se propuseram a acompanhar pacientes para realização curativo, exames e consultas especializadas que eram de difícil adesão ao tratamento e sem rede de apoio se beneficiaram diretamente desse cuidado com ótimo desfecho.
Manter um grupo em saúde é um desafio, sobretudo se voltado para a participação voluntária de membros da comunidade. A presença de uma pessoa como rede de apoio para o paciente, oportunizou a continuidade da assistência em saúde, com melhoria das condições de saúde dos pacientes, na otimização dos recursos públicos e na melhoria da eficiência médica
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO