Olá,

Visitante

Ambiência como produção da saúde

Tendo em vista que a ambiência dentro do contexto da saúde surge com a implantação da Politica Nacional de Humanização (2003) ao propor resgatar princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, um de seus recortes diz respeito a ambiência e essa tornou-se uma de suas diretrizes para a prática de profissionais no sistema público de saúde. Neste sentido o termo ambiência na saúde diz respeito a compreende o espaço físico, social, profissional e de relações interpessoais que deve estar em sintonia com um projeto de saúde voltado para a atenção acolhedora, resolutiva e humana (BRASIL, 2010). Ainda tendo como base o documento que norteia a política, Brasil (2003), a ambiência passa, na saúde, retratada como um método de inclusão, esse propõe e integra uma composição de saberes que tende potencializar o ambiente para mudanças. Norteada, a política, por três eixos principais o primeiro conduz a reflexão do espaço que visa a confortabilidade, o segundo o espaço como ferramenta facilitadora do processo de trabalho e por último a ambiência como espaço de encontros entre os sujeitos.

A Gestão Municipal de Saúde de Cristalândia – TO apresenta o presente relato que objetiva melhorar as relações do processo de trabalho dos profissionais e usuários no cotidiano do ambiente da Gestão Municipal de Saúde.

Considerando o conceito de ambiência para os espaços de tratamento da saúde, adquire-se um avanço qualitativo para a humanização, principalmente quando falamos do eixo de construção de práticas que contribuam para o sistema de saúde. Esse espaço de tecnologia leve de cuidado tende invadir espaços e passa a analisar as situações que são construídas fora da rotina. Seja em um determinado ambiente e num determinado tempo, vivenciadas por um grupo de pessoas com seus valores culturais e relações sociais (Brasil, 2010).

Principal

Sinvaldo dos Santos Moraes

sinvaldomoraes@hotmail.com

Coautores

Sinvaldo dos Santos Moraes, Leila Cantuário Brito

A prática foi aplicada em

Cristalândia

Tocantins

Norte

Esta prática está vinculada a

Av. Pedro Braz, 1 - Centro

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Sinvaldo dos Santos Moraes

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

04 jul 2022

e atualizada em

25 jun 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Projeto “Sorrindo no Ônibus”
Rio Grande do Sul
Práticas
Jornal Fala Fontenelle
Rio de Janeiro
Práticas
Diálogos no Cotidiano: Experiência em Educação Permanente em Saúde Aplicada na Cir do Vale do Piancó-Pb
Paraíba
Práticas
O Elo da Educação e Saúde: uma Experiência Vivenciada na Feirinha da Cidade em São Luís/Ma.
Maranhão
Práticas
Treinamento em Serviço: Estratégia de Gestão do SUS para o Fortalecimento de Práticas de Educação Permanente e de Atenção À Saúde da Pessoa com Deficiência
Bahia
Práticas
Selo Sergio Arouca de Qualidade de Informação de Sites de Saúde
Rio de Janeiro
Práticas
O Processo e Atividade Editorial Como Produto Técnico de Editoração
Práticas
Saúde Global na Educação em Enfermagem no Brasil
Práticas
Educação Popular em Saúde – EdpopSUS, uma Possibilidade de Educação Permanente em Saúde para Profissionais de Nível Médio da Estratégia Saúde da Família de São Luís.
Práticas
Programa saúde nas ondas do rádio
Tocantins