Olá,

Visitante

Ambiência Como Produção da Saúde

FINALIDADE DO TRABALHO: Objetivo Geral: ?

Tendo em vista que a ambiência dentro do contexto da saúde surge com a implantação da Politica Nacional de Humanização (2003) ao propor resgatar princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, um de seus recortes diz respeito a ambiência e essa tornou-se uma de suas diretrizes para a prática de profissionais no sistema público de saúde. Neste sentido o termo ambiência na saúde diz respeito a “compreende o espaço físico, social, profissional e de relações interpessoais que deve estar em sintonia com um projeto de saúde voltado para a atenção acolhedora, resolutiva e humana” (BRASIL, 2010). Ainda tendo como base o documento que norteia a política, Brasil (2003), a ambiência passa, na saúde, retratada como um método de inclusão, esse propõe e integra uma composição de saberes que tende potencializar o ambiente para mudanças. Norteada, a política, por três eixos principais o primeiro conduz a reflexão do espaço que visa a confortabilidade, o segundo o espaço como ferramenta facilitadora do processo de trabalho e por último a ambiência como espaço de encontros entre os sujeitos. Norteado nestes três eixos a Gestão Municipal de Saúde de Cristalândia – TO apresenta o presente relato que objetiva melhorar as relações do processo de trabalho dos profissionais e usuários no cotidiano do ambiente da Gestão Municipal de Saúde.

Considerando o conceito de ambiência para os espaços de tratamento da saúde, adquire-se um avanço qualitativo para a humanização, principalmente quando falamos do eixo de construção de práticas que contribuam para o sistema de saúde. Esse espaço de tecnologia leve de cuidado tende invadir espaços e passa a analisar as situações que são construídas fora da rotina. Seja em um determinado ambiente e num determinado tempo, vivenciadas por um grupo de pessoas com seus valores culturais e relações sociais (Brasil, 2010).

Principal

Sinvaldo dos Santos Moraes E Leila Cantuário Brito

sinvaldomoraes@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Cristalândia

Tocantins

Norte

Instituição

Av. Pedro Braz, 1

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Sinvaldo dos Santos Moraes e Leila Cantuário Brito

Conta vinculada

emanoel.filho@fiocruz.br

04 jul 2022

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Guia Prático para o Auxílio das Equipes de Estratégia Saúde Dafamília na Prática das Ações do Programa Saúde na Escolaem Um Município do Litoral Norte do Rio Grande do Sul
Rio Grande do Sul
Práticas
Objeto de Aprendizagem Sobre o Calendário Vacinal de Pessoas Vivendo com Hiv/Aids para Profissionais de Saúde
Rio Grande do Sul
Práticas
Telemedicina: o Telediagnóstico de Espirometria Como Estratégia de Fortalecimento da A.P.S.
Rio de Janeiro