- Participação e Controle Social
Valéria Maria Dias Lacerda De Araújo
- 23 set 2023
Pará
Este projeto tem a finalidade de despertar nos homens de Maurilândia do Tocantins o interesse pelo conhecimento sobre a saúde, de motivar esse grupo populacional para o cuidado da saúde, e de promover a busca por parte desses homens pelos serviços de saúde oferecidos na Unidade Básica de Saúde. O evento principal é realizado no pátio livre da Unidade Básica de Saúde Francisco Hernandes Torrecilha no período da noite com início às 18 horas e encerramento previsto para as 21 horas. Após a apresentação da parte educativa, os homens participantes podem usufruir dos serviços de saúde como consulta médica, consulta com a enfermeira, consulta odontológica, consulta com a nutricionista, aferição de pressão arterial, vacinação e agendamento de consultas. Há também uma distribuição de lanche no encerramento. Este projeto teve início em agosto de 2014. O evento foi iniciado com uma palestra administrada por um bioquímico sobre as doenças cardiovasculares e também sobre o diabetes. Em seguida, houve uma segunda palestra administrada por um educador físico que discursou sobre a importância e os benefícios da caminhada, dos exercícios físicos, e das práticas esportivas para uma vida saudável. Em seguida, os participantes foram encaminhados para receberem os serviços de saúde executados pelos diversos profissionais. O evento de 2015 teve a participação de um policial militar que apresentou uma aula sobre o uso de drogas e acidentes de trânsito. Em seguida, os homens foram orientados para procurarem os serviços de saúde ofertados. Em 2016, a educação em saúde foi disponibilizada em três tendas, com a temática saúde sexual e reprodutiva. Tenda 1. Apresentação da definição da vasectomia e do modo como a cirurgia é realizada. Tenda 2. Orientação sobre as doenças sexualmente transmissíveis e do uso adequado de preservativos. E distribuição de preservativos. Tenda 3. Apresentação sobre o planejamento familiar e sobre o pré-natal. Após essa atividade educativa, os homens participaram de atendimentos e serviços de saúde como tradicionalmente ocorrem todos os anos. Com a finalidade de analisar o impacto do Projeto Agosto Azul, foi realizado em abril de 2017 um estudo para avaliar a frequência de consultas médicas e consultas de enfermagem dos homens de Maurilândia do Tocantins no período de 2012 a 2016. Esse estudo foi feito através da análise de 291 fichas de pacientes homens disponibilizadas nas duas Unidades Básicas de Saúde existentes no munícipio. Os homens foram divididos em dois grupos. Grupo 1, com 226 homens, formado por homens que não apresentavam histórico de hipertensão ou de diabetes. E grupo 2, com 65 homens, formado por homens portadores de hipertensão ou de diabetes. Os resultados desse estudo mostraram que houve um aumento anual gradativo e significativo de consultas no período de 2012 a 2016.
O Projeto Agosto Azul consiste em um evento realizado no mês de agosto de cada ano, destinado ao público masculino, e apresenta três partes principais. Uma parte inicial com finalidade de educação sobre os conhecimentos de saúde com a apresentação de uma ou duas palestras. Os temas para a educação em saúde são escolhidos pela equipe com base na Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem e nas principais doenças apresentadas pela população do município. Uma segunda parte que é representada pelos serviços de saúde ofertados para os homens no dia do evento ou em dias posteriores mediante agendamentos. E uma terceira parte de caráter esportivo, em que um grupo de homens é agendado para uma modalidade de atividade esportiva para ser realizada em um dia de sábado à tarde ou à noite.
Este trabalho demonstrou o impacto que o Agosto Azul, uma experiência importante e bem sucedida, trouxe para a saúde masculina da cidade de Maurilândia do Tocantins. Enfrentar a problemática dos homens tem se tornado um desafio para as equipes de Estratégia Saúde da Família. Evidenciou-se na discursão do trabalho o aumento da procura da população masculina aos serviços da atenção primária. E, notou-se no âmbito das Unidades Básicas de Saúde uma riqueza de ações voltadas para a saúde do homem, proporcionando assim um aumento significativo nos atendimentos de saúde voltados ao público masculino. Convém salientar que para atender as demandas provenientes do foco masculino não basta apenas estruturar os serviços, mas também sensibilizar os homens na corresponsabilidade em relação ao cuidado de sua saúde. Detectou-se ainda um aumento do diagnóstico da hipertensão arterial nos últimos três anos. Deve-se levar em consideração que obter o diagnóstico precoce da hipertensão tem a importância de promover uma melhoria na qualidade de vida desses pacientes. É importante considerar que haja compromisso e responsabilidade dos gestores, coordenadores e profissionais da saúde em favor da saúde masculina, pois promover saúde é ampliar o entendimento do processo saúde/doença de modo que haja uma melhora na qualidade de vida desses indivíduos.
Maurilândia do Tocantins, TO, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO