Olá,

Visitante

Agenda participativa: contribuição para o fortalecimento do planejamento em saúde de Guaraí (TO)

Justifica-se um trabalho junto às áreas técnicas no sentido de melhorar a organização e integração da gestão com as equipes na elaboração de uma agenda participativa que seja facilitadora do acesso dos demais profissionais aos processos de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde, não se constituindo em barreira funcional para a mesma.A agenda envolveu a gestão e todas as áreas técnicas da Secretaria Municipal de Saúde.
Foi elaborada uma agenda com um calendário de reuniões pela Coordenação de Planejamento em parceria com a gestão, onde foram definidos as datas, o local e o horário das reuniões, com intuito de programar e avaliar as ações das áreas técnicas, utilizando metodologias ativas como: rodas de conversas e socialização das experiências utilizadas por cada área técnica para realização de suas ações, bem como sugestões para elaboração de instrumentos que facilitasse o trabalho como, por exemplo, as planilhas em Excel específicas para cada coordenação e que são utilizadas para facilitar a elaboração de diversos instrumentos de gestão. Os encontros são mensais e temos como meta fazer com que essa agenda seja quinzenal. Além dos padrões estabelecidos, um dos desafios identificado como problema no processo de planejamento, na Secretaria Municipal de Saúde relacionou-se à organização de uma agenda com todas as áreas técnicas capaz de garantir não somente a elaboração de metas e objetivos, mas também para monitorar e avaliar todas as ações programadas e realizadas. A agenda participativa serviu para organizar todo nosso processo de trabalho através da integração, fortalecendo o planejamento em saúde de Guaraí (TO).

A nova forma de gestão pública tem sido caracterizada pelo termo flexibilidade, envolvendo a ideia de que é necessário reforçar as possibilidades de tomada de decisões de forma descentralizada, proporcionando a todos os atores uma maior autonomia de ação, a fim de ampliar os espaços de criatividade na busca de soluções.

Considerando a importância da reflexão e reorganização das agendas das áreas técnicas e do planejamento, foi identificada a necessidade de discussão junto à gestão e coordenadores, com o objetivo de aprofundar e uniformizar o conhecimento.

Principal

Maria José Neres da Silva

mjneres1@gmail.com

A prática foi aplicada em

Guaraí

Tocantins

Norte

Esta prática está vinculada a

Avenida Goiás, número: 1338, Centro., Guaraí, TO

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Maria José Neres da Silva

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

24 jun 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Conferências Municipais de Saúde: Importância do Apoio Matricial no Fortalecimento do Controle Social e Espaços de Gestão.
Paraíba
Práticas
Implantação do Conselho Gestor
Bahia
Práticas
Os avanços do Conselho Municipal de Saúde de Macau
Rio Grande do Norte
Práticas
Participação Comunitária na Estratégia Saúde da Família do Abapã no Município de Castro – Paraná
Paraná
Práticas
Redefinição da Lei Regulamentar do Conselho Municipal de Saúde de Santa Maria de Jetibá-Es por Meio das Rodas de Educação Permanente.
Espírito Santo
Práticas
Ouvidoria: Um Caminho para Melhoria da Gestão.
Espírito Santo
Práticas
Controle social em saúde, Vilhena (RO)
Rondônia
Práticas
A Participação da Comunidade na Qualificação dos Processos de Trabalhos das Esfs no Município de Santa Rosa – Rs
Rio Grande do Sul
Práticas
Exitosa Parceria Entre Controle Social e Gestão
Mato Grosso