- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
Finalidade da experiência: levar informações atualizadas a adolescentes sobre sexualidade na adolescência, IST e gravidez na adolescência, no ambiente escolar, para que se tornem sujeitos proativos no cuidado à saúde e na prevenção de doenças, integrando escola (aluno/professor) e Estratégia Saúde da Família (ESF) em cada território. Diminuir a incidência de IST no município de Guarapari. Diminuir a gravidez na adolescência no município de Guarapari. Transmitir informações a educadores e profissionais da ESF sobre o tema sexualidade e adolescência para que, no convívio com o adolescente, possa estar mais capacitado sobre o tema para poder transmitir orientações e encaminhamentos. Tratar da sexualidade em sala de aula, sob a ótica do adolescente. Apoiar a escola e família para que possam cumprir sua missão, dentre outras, de informar, prevenir e preparar o adolescente para a vida. Contribuir com a escola no empenho de incluir orientação sexual como tema transversal nos currículos. Dinâmica e estratégia dos procedimentos usados: articulação e treinamento, 1ª etapa: Secretaria Municipal de Educação – Formação Continuada, diretores e pedagogo. Mobilizar pedagogos, diretores e professores para capacitação e disponibilização de estrutura física para treinamento. Secretaria Municipal de Saúde (educação em Saúde e ESF) – Capacitação de enfermeiros das unidades de saúde do município para que esses atendam as demandas das escolas, como multiplicadores do programa. Realizada pelo setor de educação em saúde. Palestras para professores e gestores no intuito de contribuir com os desafios enfrentados no dia a dia das escolas, e também receberão orientação de profissional de saúde e equipe sobre exibição de vídeos com a temática nas escolas para iniciar o programa nas escolas .2ª etapa: adolescentes, família, escola, ESF, educação em saúde, a equipe de ESF, um profissional médico da educação em saúde e profissionais da educação multiplicaram as informações sobre sexualidade na adolescência nas escolas, utilizando metodologias adequadas à idade. Alunos do 6º ao 9º ano tiveram a oportunidade de aprender e tirar dúvidas com um(a) médico(a), um enfermeiro e um professor sobre: prevenção e consequências da gravidez indesejada na adolescência e infecções sexualmente transmissíveis. Coube à escola: informar e mobilizar a comunidade escolar/pais sobre o programa, realizar pesquisa com uma amostra de no mínimo 20% do total de alunos da escola, de turmas e idades diferentes. Organizar os alunos e o auditório. Coube à Secretaria de Saúde: promover os encontros com equipe escolar e família em momentos diferenciados, usando como técnicas exposição teórica da temática sexualidade, vídeos, teatro e música. Indicadores e coleta de dados: incidência de sífilis no município de Guarapari (fonte :PMG- SEMSA) Número de Casos Notificados por ano diagnóstico de sífilis adquirida. Espírito Santo, 2012-2014 ( fonte: SESA-ES/C. E.).
As modificações bio-psico-sociais que ocorrem no adolescente podem interferir no processo natural do seu desenvolvimento, fazendo com que ele sinta necessidade de experimentar comportamentos que os deixem mais vulneráveis a riscos à sua saúde, inclusive ao aspecto da sexualidade (SOUZA. Márcia M. Programa educativo sobre sexualidade e DST: relato de experiência com grupo de adolescente). A sífilis é uma DST de grande importância devido ao aumento alarmante que vem ocorrendo no mundo. Atualmente, a doença se tornou um grave problema de saúde pública, segundo a Organização Mundial de Saúde. No Brasil, a sífilis adquirida foi incluída na lista de doenças e agravos de notificação compulsória a partir de 2010 e o número de casos só tem aumentado nesses últimos anos. No estado do Espírito Santo, o número de casos de sífilis adquirida tem aumentado também, em 2012 foram 1.472 e em 2014 foram notificados 2.648 casos.
O presente trabalho mostrou ser uma tecnologia de baixo custo, de grande impacto com poder de aproximação e identificação entre saúde e população adscrita, proporcionando conhecimento e troca de experiência entre a equipe de ESF, equipe de educação e a população alvo, apoderando o adolescente de ferramentas para que se torne cidadãos ativos em seus cuidados pela saúde e bem-estar.
CADASTRO
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