Acolhimento como ferramenta de apoio às tensões emocionais do trabalhador da saúde

No campo da saúde, a saúde do trabalhador constitui uma área da saúde pública ainda a ser explorada para desencadear ações voltadas aos trabalhadores, melhorando as condições de trabalho, diminuindo stress e prevenindo o adoecimento psíquico. Em 2014, foi implantado o Núcleo de Saúde do Trabalhador da Secretaria da Saúde dando voz e visibilidade às situações de adoecimento físico e psíquico dos trabalhadores. Em 2015, foram realizadas oficinas de construção participativa resultando na instituição da política municipal da saúde do trabalhador e da trabalhadora da Secretaria da Saúde de Guarulhos. Em 2018, é oficializada a seção técnica de acolhimento de saúde do trabalhador da saúde como área responsável pelo acolhimento dos trabalhadores com necessidades específicas relacionadas à sua saúde e pela articulação com as diversas áreas da secretaria nas questões de saúde do trabalhador.

Demonstrar o acolhimento e o apoio realizado aos trabalhadores nas situações de adoecimento físico e desgaste mental, assim como nos conflitos profissionais e pessoais. Os trabalhadores comparecem de forma espontânea ou agendada encaminhados pelos Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), serviço social da secretaria da gestão e pelos serviços da Secretaria da Saúde. São acolhidos pelas enfermeiras que realizam a escuta qualificada, orientam e pactuam os encaminhamentos pertinentes, em conjunto com o trabalhador. Após avaliação individual, são encaminhados para consulta de psicologia, psiquiatria, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) ou Centro Multiprofissional de Práticas Integrativas e Complementares da Saúde (CEMPICS). Destaca-se a escuta qualificada como tratamento efetivo, proporcionando a melhora do estado de saúde do trabalhador, que retoma às atividades profissionais de forma satisfatória.

Encaminhamentos que contribuíram para a melhoria do estado emocional e físico do trabalhador. Ampliação da parceria com o CEMPICS oferecendo tratamento integrativo e complementar aos trabalhadores resistentes ao convencional e alopático, garantido pela homeopatia e outras práticas terapêuticas. Formação das gerências e supervisores apresentando o serviço e orientação sobre a importância de observar os desgastes emocionais apresentados pelos trabalhadores. A crescente procura dos trabalhadores pelo serviço demonstra a receptividade quanto à forma de acolhimento ofertada pela área. A seção técnica de acolhimento de saúde do trabalhador da saúde é caracterizada como uma ação inovadora da secretaria da saúde e configura como um grande desafio na gestão, na busca de estratégias permanentes e contínuas de enfrentamento dos elevados níveis de adoecimento dos profissionais, devido à característica dos serviços prestados, bem como das condições de trabalho, norteando assim os referenciais para acolher os profissionais, sempre na busca por ampliar o olhar de “cuidar de quem cuida”.

Principal

Sueli De Moraes Silva

sueliatencaobasica@gmail.com

Coautores

Antonia Maria Peres, Silvia Leticia Vieira De Souza

A prática foi aplicada em

Guarulhos

São Paulo

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria da Saúde de Guarulhos

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Ana Cristina Kantzos Da Silva

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

01 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas