Olá,

Visitante

Ações Intersetoriais de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti: Relato de Experiência do Município de Serrania-Mg

O Brasil perpassa atualmente por uma importante luta contra o mosquito Aedes aegypti. Tal vetor é originário do Egito e é responsável por transmitir a Febre Chikungunya, o vírus da Zika e a dengue.De acordo com dados do Ministério da Saúde de 1990 a 2014 foram registrados 589.107 casos de dengue no Brasil.Conforme apontado pelo Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde Volume 47-N° 14 de 2016, até fevereiro de 2016, já temos notificados 396.582 casos prováveis de dengue no país. Isso significa que, em 2 meses tivemos o equivalente a 67,3% do que foi notificado em 24 anos.No município de Serrania-MG, foram realizadas 22 notificações em 2016, 01 residente de Barbacena, 04 de Alfenas e 01 de Itajubá, além destas, 02 notificações de moradores de Serrania foram realizadas em Alfenas. Até o momento foram confirmados 8 casos.Diante do cenário apresentado, o município de Serrania empenha-se no combate ao mosquito Aedes aegypti através do desenvolvimento de diversas ações apresentadas a seguir.

No município de Serrania-MG, foram realizadas 22 notificações em 2016, 01 residente de Barbacena, 04 de Alfenas e 01 de Itajubá, além destas, 02 notificações de moradores de Serrania foram realizadas em Alfenas. Até o momento foram confirmados 8 casos.Diante do cenário apresentado, o município de Serrania empenha-se no combate ao mosquito Aedes Aegypti.O Combate ao mosquito Aedes aegypti deve ser protagonizado não somente pelos agentes de saúde, mas deve contar com o envolvimento dos diversos atores sociais.

A conscientização e responsabilização da população sobre a importância de adoção bons hábitos é imprescindível para o alcance da erradicação das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti com atenção especial à dengue.Com a realização das ações foi possível observar que o trabalho intersetorial e social é fundamental para o alcance de objetivos de bem comum à população.Nessa perspectiva, espera-se que, os índices de dengue do município de Serrania diminuam cada vez mais a fim de se garantir melhor qualidade de vida a toda população.

Principal

Natália Maria Vieira Pereira, Tatiana Bastos de Carvalho, Maurício Durval de Sá, Fernanda Maria Vieira Pereira, Elucir Gir

natalia.mvpereira@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Serrania

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

RUA FARMACÊUTICO JOÃO DE PAULA RODRIGUES Nº 210 - CENTRO

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Natália Maria Vieira Pereira, Tatiana Bastos de Carvalho, Maurício Durval de Sá, Fernanda Maria Vieira Pereira, Elucir Gir

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

13 mar 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
O Alcance dos indicadores da imunizaçâo do programa de qualificaçâo das ações de vigilância em saúde
Paraíba
Práticas
Acolhimento e seguimento intersetorial às crianças e adolescentes vítimas de violências
Paraíba
Práticas
Estudo das infecções do trato urinário na população de Queimadas (PB) atendida pelo SUS
Paraíba
Práticas
VIVER BEM É SER SAUDÁVEL: ACOMPANHAMENTO DE PORTADORES DE DOENÇAS CRÔNICAS NÃO-TRANSMISSIVEIS
Paraíba
Práticas
Vigilância Epidemiológica: relato de experiência sobre a operacionalização do trabalho no município de Quatis
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação antirrábica animal itinerante – a vigilância ambiental em saúde vai até você!
Rio de Janeiro