Olá,

Visitante

Ações Intersetoriais de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti: Relato de Experiência do Município de Serrania-Mg

O Brasil perpassa atualmente por uma importante luta contra o mosquito Aedes aegypti. Tal vetor é originário do Egito e é responsável por transmitir a Febre Chikungunya, o vírus da Zika e a dengue.De acordo com dados do Ministério da Saúde de 1990 a 2014 foram registrados 589.107 casos de dengue no Brasil.Conforme apontado pelo Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde Volume 47-N° 14 de 2016, até fevereiro de 2016, já temos notificados 396.582 casos prováveis de dengue no país. Isso significa que, em 2 meses tivemos o equivalente a 67,3% do que foi notificado em 24 anos.No município de Serrania-MG, foram realizadas 22 notificações em 2016, 01 residente de Barbacena, 04 de Alfenas e 01 de Itajubá, além destas, 02 notificações de moradores de Serrania foram realizadas em Alfenas. Até o momento foram confirmados 8 casos.Diante do cenário apresentado, o município de Serrania empenha-se no combate ao mosquito Aedes aegypti através do desenvolvimento de diversas ações apresentadas a seguir.

No município de Serrania-MG, foram realizadas 22 notificações em 2016, 01 residente de Barbacena, 04 de Alfenas e 01 de Itajubá, além destas, 02 notificações de moradores de Serrania foram realizadas em Alfenas. Até o momento foram confirmados 8 casos.Diante do cenário apresentado, o município de Serrania empenha-se no combate ao mosquito Aedes Aegypti.O Combate ao mosquito Aedes aegypti deve ser protagonizado não somente pelos agentes de saúde, mas deve contar com o envolvimento dos diversos atores sociais.

A conscientização e responsabilização da população sobre a importância de adoção bons hábitos é imprescindível para o alcance da erradicação das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti com atenção especial à dengue.Com a realização das ações foi possível observar que o trabalho intersetorial e social é fundamental para o alcance de objetivos de bem comum à população.Nessa perspectiva, espera-se que, os índices de dengue do município de Serrania diminuam cada vez mais a fim de se garantir melhor qualidade de vida a toda população.

Principal

Natália Maria Vieira Pereira, Tatiana Bastos de Carvalho, Maurício Durval de Sá, Fernanda Maria Vieira Pereira, Elucir Gir

natalia.mvpereira@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Serrania

Minas Gerais

Sudeste

Instituição

RUA FARMACÊUTICO JOÃO DE PAULA RODRIGUES Nº 210 - CENTRO

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Natália Maria Vieira Pereira, Tatiana Bastos de Carvalho, Maurício Durval de Sá, Fernanda Maria Vieira Pereira, Elucir Gir

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

13 mar 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Estudo das infecções do trato urinário na população de Queimadas (PB) atendida pelo SUS
Paraíba
Práticas
VIVER BEM É SER SAUDÁVEL: ACOMPANHAMENTO DE PORTADORES DE DOENÇAS CRÔNICAS NÃO-TRANSMISSIVEIS
Paraíba
Práticas
Vigilância Epidemiológica: relato de experiência sobre a operacionalização do trabalho no município de Quatis
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação antirrábica animal itinerante – a vigilância ambiental em saúde vai até você!
Rio de Janeiro
Práticas
Estratégia de rodízio para ampliação do acesso da população às vacinas com apresentação multidoses
Rio de Janeiro
Práticas
Projeto agrotóxicos: Um olhar consciente
Paraíba