Tratar de cidadania, hoje, é uma tendência mundial. Preocupar com as pessoas é mobilizar ações que contribuem para o enriquecimento humano. Este projeto tem por finalidade mostrar, através da ação municipal, como é interessante envolver a cidadania nas organizações e o efeito positivo que isso gera, pois a ação é um mutirão que presta serviços básicos para parte de uma população que tem dificuldade de acessar ações relacionadas à saúde, educação, cultura e lazer. Metodologia: pensando no acesso aos direitos sociais básicos e o levantamento de como melhorar os direitos da cidadania da população carmelitana rural devido à dificuldade do acesso e às distâncias territoriais no município, foi elaborado esse projeto entre as secretarias municipais de saúde, assistência social, educação, planejamento e esporte e lazer. Todos se deslocam uma vez por semana para o local levando toda uma estrutura física suficiente para atendimento das demandas da região. São oferecidos serviços essenciais, como consulta médica, palestras, atendimento odontológico, medicação, vacinação e peso do bolsa família, jogos coletivos e educativos, recreação, artesanato, cadastro do Bolsa Família, cadastro nacional de saúde (CNS), processo de aposentadoria e outros.

Ampliar o acesso da população rural aos direitos sociais básicos de cidadania, levando em consideração o levantamento de como melhorar os direitos da cidadania da população carmelitana rural e as dificuldades do acesso aos serviços básicos como saúde, educação e assistência.

Trabalhar com cidadania é um gesto de solidariedade. Ajudar o próximo em suas limitações e necessidades engrandece o indivíduo como ser humano, em uma atmosfera ética, justa e íntegra, oferecendo oportunidade àqueles que não têm acesso ou recursos a determinados benefícios. Contudo, é preciso que a investida no caminho da responsabilidade social seja pensada em consonância com a estratégia global da organização, com a estratégia de responsabilidade social.

Principal

Lucione de Oliveira Negre

lucionegre@gmail.com

Coautores

Lucione de Oliveira Negre , Maria de Jesus Gomes da Silva

A prática foi aplicada em

Monte do Carmo

Tocantins

Norte

Esta prática está vinculada a

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Lucione de Oliveira Negre

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

26 jun 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas