Olá,

Visitante

Abordagem grupal para estimulação de linguagem e cognitiva: uma proposta interdisciplinar

Foi criado o grupo Conecta Kids do serviço de Fonoaudiologia e Psicologia, o projeto está sendo realizado no município de Gurjão/PB, na brinquedoteca municipal, com apoio da Secretaria de Saúde da cidade. Os encontros são quinzenais e a perspectiva de discussão e reavaliação dos casos são a cada 8 encontros. O público alvo são crianças de 2 a 12 anos. São indivíduos que estavam em atendimento no serviço do Nasf/AB, com diagnósticos diversos, como autismo, TDAH, transtornos de fala e linguagem. As crianças foram dividas em três grupos organizados pela faixa etária. Durante as atividades propostas que tem como finalidade a estimulação da fala e linguagem, habilidades cognitivas, regulação das emoções, respeito às diferenças, apoio e empatia a vivência das outras pessoas e interação social são utilizados recursos como bolas, massinha de modelar, caixa de som, bambolês, cartolinas, papel cartão, papel crepom, algodão, impressora colorida, tintas, pincéis, lápis de cores, tnt, cola, cones, pipoqueira elétrica, descartáveis, gardanapos, fita crepes, toucas cirurgicas, financiados pela secretaria de saúde.

A motivação se faz ao enfrentamento das duas problemáticas eminentes no serviço: maior demanda após pandemia da covid-19 e redução do tempo de espera ao atendimento. Além disso, ultrapassar os limites intrínsecos a terapias individuais são revigorantes para observar resultados de forma ampliada, para além, motivando os profissionais ao desafio de um novo modelo de atendimento

Foi criado um serviço que possibilita a promoção do desenvolvimento de habilidades cognitivas-linguisticas em crianças com diversas fisiopatologias, mas com faixas etárias similares, possibilitando essa configuração alcançar o desenvolvimento global desses indivíduos.Além disso, a perspectiva sócio-interacionista utilizada, gerou ganhos nas competências biopsicosociais e na linguagem, pois promoveram ambientes favoráveis a trocas de saberes, diálogos, experiências e interação social.Sendo este serviço em desenvolvimento atual é possível verificar impactos na saúde pública do município, como um projeto inovador em promover saúde, pretende-se ainda que haja ampliação do serviço.

Principal

Felipe Virgínio Cícero

felipp_cicero@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Gurjão

Paraíba

Nordeste

Instituição

Rua Genuina Pessoa, Num S/N - Gurjão (PB)

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Felipe Virgínio Cícero

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

17 maio 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Metodologias ativas no processo de atualização de profissionais de saúde: relato de experiência.
Paraíba
Práticas
Incluir e apreender: parceria entre saúde e educação no acompanhamento multidisciplinar
Paraíba
Práticas
V amostra Paraíba, aqui tem SUS
Paraíba
Práticas
Autonomia reprodutiva: empoderamento de mulheres em vulnerabilidade através da inserção do DIU
Paraíba
Práticas
Adote um sorriso: auto estima e saúde, buscar sorrisos felizes é nossa prioridade.
Paraíba
Práticas
Adesão às consultas de puericultura: uma intervenção na estratégia de saúde em Esperança – PB
Paraíba
Práticas
Descentralização do cuidado: levando as práticas de atividade física a população da zona rural
Paraíba
Práticas
Reterritorialização: desafios e avanços no município de Campina Grande-PB
Paraíba