A utilização do teatro e da poesia de cordel como ferramentas de educação em saúde na população rural de Pirpirituba (PB) assistida pelo SUS

Esse projeto tem a intenção de levar informação e comunicação em saúde para pacientes da zona rural de Pirpirituba (PB), por ser veículo educativo de baixo custo e que contém linguagem de fácil assimilação. Sabendo que os agricultores representam uma base considerável da população local e necessitam de uma abordagem que promova modificações comportamentais no que diz respeito à prevenção e aos cuidados com a saúde no geral. As peças são criadas num formato simples, em que utilizamos poucos recursos e um vocabulário que toca na realidade vivida pelos expectadores que nós tão bem conhecemos. Preservamos a identidade cultural e valorizamos o ambiente geográfico. Atuamos dentro de uma perspectiva de uma educação popular transformadora, destacada como uma proposta de saúde alternativa e educacional baseada nos conceitos freireanos.

O projeto busca aplicar as informações em saúde de forma lúdica nos pacientes do SUS da zona rural de Pirpirituba (PB), avaliando o nível de informação através da interação com os pacientes/expectadores durante as peças e declamações, e, incentivando-os para os cuidados em saúde.

Principal

Cristine Nobre Leite

cristinenobre@hotmail.com

Coautores

Cristine Nobre Leite

A prática foi aplicada em

Pirpirituba

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde de Pirpirituba (PB)

Pirpirituba, PB, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Conasems

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

01 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas