A reorganização da rede de saúde materna e infantil através da implantação do comitê de investigação de mortalidade materna, infantil e fetal no município de Itacoatiara (AM)

Reorganizar a Rede Materna e Infantil, através da implantação do comitê de investigação e consequentemente reduzir a mortalidade materna, infantil e fetal no município de Itacoatiara.

A investigação dos óbitos maternos e infantis ainda é considerada de baixa proporção, principalmente nos municípios do norte e nordeste do pais. É necessário um grande esforço para que a investigação desses óbitos seja efetivamente implantada/implementada, haja vista ser relevante estratégia para a redução dos óbitos maternos e infantis, considerando as altas taxas de mortalidade no país. Uma estratégia fundamental para a prevenção desses óbitos é a criação e o fortalecimento de comitês de morte materna e infantil nos âmbitos nacional, regional, estadual, municipal e hospitalar. Com base nesses dados, estados e municípios podem estabelecer políticas mais eficazes de atenção à saúde materno e infantil. No município de Itacoatiara, a taxa de mortalidade infantil ainda é considerada alta, apesar de ter apresentado uma redução ao longo dos últimos anos, declinando de 21,12/1000 nascidos vivos em 2009 para 12,14/1000 nascidos vivos em 2013. (também em números absolutos e para resultados). Com intuito de reduzir a mortalidade materna infantil e fetal no Município, a gestão adotou como estratégia implantar o Comitê de Vigilância de Óbitos Maternos, Infantis e Fetal, o qual serviu de disparador para a reorganização da Rede materna e infantil do Município.

Todos os municípios podem implantar o comitê de investigação de mortalidade materna, fetal e infantil e através deste, espera-se que os membros possam compreender os determinantes que envolvem a realidade dos óbitos, prosseguir na evolução das investigações e deste modo, produzir mais estratégias para a redução da mortalidade materna, infantil e fetal, além de aprimorar a qualidade do pré-natal. A Implantação do Comitê de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal, foi uma ferramenta de grande importância para o município, uma vez que contribui para o processo de reorganização da rede materno-infantil, colaborou para a integração dos profissionais de saúde da Atenção Primária, Vigilância Epidemiológica e Hospital Regional José Mendes. Além de disparar discussões entre os profissionais das equipes e membros do comitê em busca da melhoria da qualidade do pré-natal, e consequentemente a redução da mortalidade materna, infantil, fetal, além de alcançar as meta pactuadas pelo município.

Principal

Iara das Chagas da Costa

Coautores

Iara das Chagas da Costa

A prática foi aplicada em

Itacoatiara

Amazonas

Norte

Esta prática está vinculada a

Avenida Conselheiro Rui Barbosa - Centro, Itacoatiara - AM, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Iara das Chagas da Costa

Conta vinculada

02 nov 2020

CADASTRO

23 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas