Olá,

Visitante

A Regulação na Atenção Básica

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA: Reduzir as filas, otimizar os serviços contratados, reduzir perda de cotas e faltas , uniformizar o acesso de todas as equipes na distribuição das cotas, acessos á informação rápida para tomada decisões no nível de gestão e otimizar os recursos existentesDINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS: Reunião mensal para discussão sobre os agendamentos

O município de Pereira Barreto com uma população de 24962 mil habitantes, está localizado na Região dos Lagos do DRS II de Araçatuba, integra a Rede Regional de Atenção à Saúde de São José do Rio Preto – RRAS 12, l o município, atualmente conta com 8 equipes de saúde da Família , um Centro de Especialidade e um Centro de Especialidade Odontológica- CEO.O município depende do SUS em sua quase totalidade, apresenta dificuldade geográfica , ficando á 70 km de distancia da sua referência mais próxima para serviços de maiores complexidades como pré natal e parto de alto risco, e algumas especialidades o que traz um alto custo adicional em relação ao transporte sanitário que não conta com nenhum incentivo financeiro.

Esta metodologia pode ser utilizada em municípios de todos os portes e modelos assistências/estratégias, porque independe de sistema de informação e novas tecnologias.O desafio está apenas começando, o investimento no controle, acompanhamento e a gestão das filas de espera, descontrói uma cultura de troca entre usuários e trabalhadores, existe uma resistência muito grande no cumprimento ás normas estabelecidas durante a implementação dos instrumentos que causa um grande desgaste junto á população e ao funcionalismo. Esperamos que os resultados obtidos justifiquem todo o esforço empenhado de todos os sujeitos dessa ação. Outro ponto a ser considerado é o exercício da Atenção Básica como ordenadora e reguladora do cuidado trazendo para si a responsabilidade pelo usuário em fila de espera (agendado ou não), como também os instrumentos e ferramentas de regulação, que sem dúvida podem contribuir para melhorar os resultados das ações e serviços de forma eficiente, efetiva e com custos adequados.

Principal

Liége Tada dos Santos

secretariasaude@pereirabarreto.sp.gov.br

A prática foi aplicada em

Pereira Barreto

São Paulo

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Avenida Jonas Alves de Mello 1947

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Liége Tada dos Santos

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Matriciamento como forma de ampliação do acesso dos usuários de Mateus Leme (Mg) às especialidades médicas
Minas Gerais
Práticas
Casa de Apoio Lagoa da Prata – Garantindo Acesso com Qualidade Aos Usuários do SUS, Potencialização da Humanização em Tratamento do Tfd – Tratamento Fora do Domicílio.
Minas Gerais
Práticas
Benefícios da Implementação do Fornecimento de Fórmulas e Suplementos Através o Serviço de Atenção Domiciliar (Sad)
Minas Gerais
Práticas
O Projeto Terapêutico Singular-Pts: Dispositivo do Cuidado Integral e Construção de Vínculos Entre Usuários, Equipes de Saúde, Redes de Atenção À Saúde e Apoio Matricial
Paraíba
Práticas
Apoio Matricial: uma Forma de Fazer Saúde. Fortalecendo a Atenção Básica
Espírito Santo
Práticas
Plano Regional Integrado 2018 – 2019: um relato da experiência de construção na 18ª Cres – Iguatu
Ceará
Práticas
Resultados exitosos na ESF Alcides Peixoto, Crato (CE): relato de experiência no desenvolvimento de projetos prioritários
Ceará
Práticas
Desburocratizando a marcação de consultas e exames por meio de uso de sistema de registro
Pernambuco
Práticas
Aprimoramento e Fortalecimento da Cies Estadual Através da Gestão Compartilhada na Coordenação: Corresponsabilidade Entre As Instituições
Mato Grosso