FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA: Reduzir as filas, otimizar os serviços contratados, reduzir perda de cotas e faltas , uniformizar o acesso de todas as equipes na distribuição das cotas, acessos á informação rápida para tomada decisões no nível de gestão e otimizar os recursos existentesDINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS: Reunião mensal para discussão sobre os agendamentos
O município de Pereira Barreto com uma população de 24962 mil habitantes, está localizado na Região dos Lagos do DRS II de Araçatuba, integra a Rede Regional de Atenção à Saúde de São José do Rio Preto RRAS 12, l o município, atualmente conta com 8 equipes de saúde da Família , um Centro de Especialidade e um Centro de Especialidade Odontológica- CEO.O município depende do SUS em sua quase totalidade, apresenta dificuldade geográfica , ficando á 70 km de distancia da sua referência mais próxima para serviços de maiores complexidades como pré natal e parto de alto risco, e algumas especialidades o que traz um alto custo adicional em relação ao transporte sanitário que não conta com nenhum incentivo financeiro.
Esta metodologia pode ser utilizada em municípios de todos os portes e modelos assistências/estratégias, porque independe de sistema de informação e novas tecnologias.O desafio está apenas começando, o investimento no controle, acompanhamento e a gestão das filas de espera, descontrói uma cultura de troca entre usuários e trabalhadores, existe uma resistência muito grande no cumprimento ás normas estabelecidas durante a implementação dos instrumentos que causa um grande desgaste junto á população e ao funcionalismo. Esperamos que os resultados obtidos justifiquem todo o esforço empenhado de todos os sujeitos dessa ação. Outro ponto a ser considerado é o exercício da Atenção Básica como ordenadora e reguladora do cuidado trazendo para si a responsabilidade pelo usuário em fila de espera (agendado ou não), como também os instrumentos e ferramentas de regulação, que sem dúvida podem contribuir para melhorar os resultados das ações e serviços de forma eficiente, efetiva e com custos adequados.
CADASTRO
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