Olá,

Visitante

A Protagonista da Sua História é Você: Ações de Fortalecimento do Autocuidado À Saúde da Mulher no Município de Queimadas –Pb

Sabe-se que a saúde da mulher é visivelmente bem prestada nas unidades de saúde da família. No entanto, devido às demandas cotidianas concedidas às mulheres esse cuidado com a saúde muitas vezes é prestado a filhos, netos, marido, pai ou mãe. Tendo isso em vista, foi me despertado o desejo de realizar ações que possibilitassem às mulheres o acesso aos serviços de saúde do município de forma mais direta, com enfoque específico em sua saúde, criando-se um ambiente de cuidado e atenção para cada uma delas. Assim, surgiu a campanha “A protagonista da sua história é você”, levando a partir de ações desenvolvidas pela rede municipal de saúde de Queimadas – PB a ideia do protagonismo feminino no autocuidado a saúde. Tais ações tiveram o mês de outubro de 2021 como período de início, mas se estendem durante todo o ano.

Sabe-se que a saúde da mulher é visivelmente bem prestada nas unidades de saúde da família. No entanto, devido às demandas cotidianas concedidas às mulheres esse cuidado com a saúde muitas vezes é prestado a filhos, netos, marido, pai ou mãe. Geralmente a figura feminina tende a buscar as unidades de saúde para manter a saúde de sua família, mas esquecendo do seu próprio cuidado, tornando-se vulnerável a doenças. Assim sendo, é indiscutível o papel da figura feminina em diversos âmbitos da sociedade, seja no mercado de trabalho, nas atribuições cotidianas e de assistência à família, entre outros. Desse modo, a situação de saúde das mulheres precisa ser observada com olhar sensível que compreenda as necessidades específicas desse grupo com vistas a possibilitar um cuidado integral e humanizado.

Recomenda-se para:• Despertar nas mulheres assistidas pelas unidades básicas de saúde de Queimadas-PB, o desejo de autocuidado a saúde e

Principal

Daniela Cabral de Melo

danielacdemelosesst@gmail.com

A prática foi aplicada em

Queimadas

Paraíba

Nordeste

Instituição

Rua João Barbosa da Silva

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Daniela Cabral de Melo

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Implantação do Núcleo de Apoio À Saúde da Família no Município de Niterói: Um Relato de Experiência
Rio de Janeiro
Práticas
Prevalência de Lesões Precursoras de Baixo e Alto Risco para o Câncer de Colo de Útero em Mulheres de uma Comunidade Morro do Estado Situada no Município de Niterói.
Rio de Janeiro
Práticas
Experiência do Projeto Horta Viva Como Promotor da Alimentação Saudável no Idoso
Rio de Janeiro
Práticas
Estratégia de Mapeamento e Cadastramento para Diagnóstico Situacional da Estratégia de Saúde da Família Cláudio Ribeiro
Amazonas
Práticas
Implementação do Pré-Natal do Parceiro na Atenção Básica no Município de Quissamã/Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Testagem Rápida de Hiv, Sífilis e Hepatites B e C para Gestantes e Parcerias Sexuais na Atenção Básica.
Rio de Janeiro
Práticas
Atenção ao Idoso em Processo de Fragilização: uma Proposta de Intervenção no Município de Rio das ostras
Rio de Janeiro
Práticas
Programa Remédio em Casa
Rio de Janeiro
Práticas
A Criação de Banco de Dados Georreferenciado de Domicílios e Indivíduos Como Forma de Estruturação das Ações da Atenção Básica e Atualização do Banco do ESUS.
Rio de Janeiro
Práticas
Detecção Precoce do Câncer de Boca – Relato de Experiência no Município de Vassouras
Rio de Janeiro