No cotidiano de trabalho na APS os usuários possuem grande dificuldade em manter as condicoes de saude sob controle e com tratamento adequado, assim como as pessoas com Diabetes Mellitus (DM), uma condição crônica que requer mudanças no estilo de vida, aliados ao tratamento com medicamentos, consultas e exames periódicos, para a qualidade de vida e a prevenção de complicações.
A Comissão de Curativos da APS/SAPS do município de Itaboraí/RJ, realiza o matriciamento das equipes, com treinamentos em serviço e estímulo ao autocuidado dos usuários. A equipe é composta por Médico Dermatologista, Enfermeira e Técnico em Enfermagem, iniciamos a proposta deste trabalho em conjunto para qualificar o cuidado. As rodas de conversas multidisciplinar com avaliação dos pés, são realizadas por iniciativa da equipe da Comissão de Curativos, com a participação dos membros da equipe da unidade básica de saúde Médico, Enfermeiro, Técnicos em Enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde, e da E-multi, Nutricionista, Educador físico, Psicólogo, Farmacêutico e Fisioterapeuta, durante o ano de 2024, nas unidades de Saúde da Família, de Granjas Cabuçu, Jardim Planalto e Sambaetiba, e a participação de profissionais das áreas técnicas do tabagismo, saúde da população negra, hipertensão e diabetes.
Como objetivo específico garantir uma atenção e qualificação do atendimento à pessoa com diabetes, de modo a prevenir complicações em decorrência do pé diabético, demonstrando a relevância do cuidado com os pés para a pessoa com DM.
A prática de saúde tem como objetivo geral a vivência da estratégia de roda de conversa para promoção, prevenção , bem como a avaliação individual do paciente para identificar precocemente sinais de agravos.
Como objetivo específico garantir uma atenção e qualificação do atendimento à pessoa com diabetes, de modo a prevenir complicações em decorrência do pé diabético, demonstrando a relevância do cuidado com os pés para a pessoa com DM. As ações preventivas e educativas associadas ao exame periódico, através dos saberes da equipe multiprofissional em formato de educacao em saude, com dinâmicas e participativa, principalmente valorizando os relatos individuais de boas práticas cotidianas do autocuidado.
O tratamento do pé diabético traz um desafio frequente pois envolve o controle adequado do diabetes, avaliação completa dos pés e a educação em saúde com o apoio de uma equipe multidisciplinar.
Os usuários, mesmo aqueles assíduos aos serviços nao conseguem viver com qualidade de vida nas condições crônicas, nem sempre por não desejarem, mas sim, por não terem as condições adequadas para realizarem o tratamento.
As experiências construíram bases para as equipes otimizarem plano de cuidados dos usuários com maior adesão, incentivo e estímulo ao autocuidado, avaliação individual e mudança de conduta do tratamento caso haja necessidade. Discussão e ampliação do tema da avaliação dos pés, com as demais áreas técnicas, difundindo os saberes, ressaltando a relevância deste serviço na APS, com grande repercussão na prevenção e no acompanhamento do pé diabético e é uma intervenção de baixa complexidade e de fácil acesso. Os profissionais das equipes valorizados pelo trabalho integrado, com conhecimento diversificado, unido esforços na prevenção dessa complicação, com aspectos educativos para que as pessoas mantenham o controle da doença e façam uma avaliação diária das condições dos pés, reduzindo desta forma as hospitalizações e a morbimortalidade por esta condição crônica.
Apresentar resultados positivos obtidos com esta iniciativa, cuja prática já é de domínio das equipes da atenção básica, mas com um olhar potencializado pelos múltiplos saberes das equipes envolvidas no projeto, de forma que a abordagem tenha uma visão holística e dando voz aos usuários, para que os mesmos se sintam pertencentes do tratamento proposto, através de uma processo educativo acolhedor, adequado as suas condições de vida.
Estrada Prefeito Álvaro de Carvalho Júnior - Nancilândia, Itaboraí - RJ, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO