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A potência do microplanejamento no fortalecimento das ações de imunização em Esperança – PB.

O Brasil conta com vacinas para medida de controle de doenças desde 1804, no entanto, o Programa Nacional de Imunização foi criado pelo Ministério da Saúde apenas em 1973. Considerado um dos principais programas do SUS e referência mundial, o PNI contribui para a diminuição da morbimortalidade de doenças imunupreviníveis e norteia as ações de imunização em todo país, estimula a horizontalização para garantir e ampliar o acesso à vacinação, sendo a APS a porta de entrada, com objetivo de controlar, eliminar e erradicar doenças. O microplanejamento é o conjunto de ações voltadas para garantir atividades de vacinação de alta qualidade a partir da aplicação de estratégias que considerem eficácia, homogeneidade, oportunidade, simultaneidade e eficiência. As ações de MP realizadas no município de Esperança-PB se incorporam ao conjunto de medidas adotadas pela retomada das altas coberturas vacinais, considerando a realidade e os aspectos locais. O município de Esperança fica localizado no Estado da Paraíba, sua população é de 31.231 habitantes, que contam com o serviço de 14 unidades básicas de saúde e 10 âncoras, com 100% de cobertura da APS com oferta de vacinas. De acordo com o e-SUS/PEC a população de 0 a 14 anos é de 6.436, público alvo nas ações intra e extramuros. Mediante exposto, objetiva-se fortalecer a descentralização e a territorialização, através da sistematização das ações, intersetorial, a fim de garantir o amplo acesso da vacinação e alcançar as metas preconizadas.

A partir da aplicação da metodologia orientada pelo manual norteador do microplanejamento para atividades de vacinação de alta qualidade, observou-se que o principal gargalo do município diante aos desafios enfrentados para o alcance das altas coberturas vacinais, envolve fatores, os quais necessitam de intensificação no treinamento das equipes, apoio focal e de monitoramento frequente, à saber: Falha na atualização de cadastros no eSUS-PEC e falta de sincronização do eSUS-AB junto ao CadSUS e/ou falta do CPF, com SUS desatualizado, sem possibilidade correção deste e/ou duplicidade; Erros de digitação em doses aplicadas, especialmente no módulo CDS; Dificuldade dos vacinadores em manusear os sistemas de informação; Alta demanda, em unidades numerosas, dificultando a equipe de realizar vacinação extramuro e ações de intensificação; Dificuldade de transporte exclusivo para as ações de imunização e hesitação vacinal devido a desinformação ou emprego de facke news. Mediante exposto, enfrentando os desafios, o munícipio utilizou de estratégias, como montar uma equipe de digitadores para atualização dos cadastros no eSUS-PEC de todas as crianças menores de 15 anos, junto ao ACS e CadSUS, estendendo a prática a ser atualizada na unidade, rotineiramente, sob supervisão da coordenação e enfermeira, realizou-se, também, treinamento e atualização com os profissionais das salas de vacinas para o registro correto de doses aplicadas e correção de erros de digitação, através da coordenação in-loco, elaborou, junto a gestão e setor de transportes, cronograma de transportes para as ações extramuro, bem como, realizou entrevistas, divulgação de informações a cerca da vacinação em redes sociais oficiais e aplicativos de mensagens, além de realizar uma ação, “Fato ou Fake”, com a divulgação de uma série de vídeos gravados com os médicos do município desmistificando os mitos e verdades a cerca da vacinação, a fim de diminuir os impactos negativos desses efeitos na cobertura vacinal.

As ações aconteceram entre o período de 27 de setembro a 14 de outubro de 2023 e, a partir da metodologia do MP, organizou-se o treinamento das equipes e formação do Comitê intersetorial para apoio das ações, composto pelas representações da gestão municipal, saúde, educação, assistência social, conselho tutelar, CMDCA, comunicação, câmara municipal, entidades religiosas, mídia local, representantes comunitários e foi apresentado ao Conselho Municipal de Saúde para publicação após apreciação. Após, iniciou-se a programação de vacinação intra e extramuro, a qual foi amplamente divulgada. O cronograma abrangeu: Atualização dos cadastros no eSUS-PEC e CadSUS da população de 0 a 14 anos; Treinamento dos vacinadores para registro no sistema de informação; Cronograma de vacinação na rede escolar e setrviços da SEMAS; Intensificação da busca ativa, com cronograma exclusivo para vacinação com salas de espera com educação em saúde, orientação e monitoramento de ESAVI; Realização de Dia D com evento dispondo de parque de diversão, além de fornecer colete de identificação para os profissionais da APS e pintura da família zé gotinha para acolhimento das salas de vacinas. Durante o período da ação, foram aplicadas 1.097 doses na população alvo, sendo: 279 em menor de 01 ano, 301 de 01 à 04 anos, 114 de 05 à 09 anos, 244 de 10 à 14 anos e 126 doses contra COVID-19, atualizados 6.436 cadastros e corrigido erros de digitação informados entre o período de janeiro a outubro de 2023, dentro da faixa etária. As atividades resultaram na melhora da cobertura vacinal local, com atualização de vacinas em atraso e evidenciou a importância da intersetorialidade na busca ativa vacinal, fazendo necessária a continuidade das medidas de monitoramento e intensificação para alcançar e manter as coberturas preconizadas pelo PNI.

Considera-se que as atividades realizadas a partir da metodologia contida no manual do microplanejamento, potencializaram as ações de imunização no município e permitiu que as equipes desenvolvessem o trabalho de forma sistemática e ordenada, tanto nas ações de imunização intra quanto extramuro, por admitir que, através do MP, as atividades sejam realizadas de forma coordenada com espaço para programação e avaliação após a execução de acordo com a realidade de cada área de abrangência. Observou-se a necessidade de intensificar o monitoramento da atualização dos cadastros no eSUS-PEC junto aos ACS’s e dos registros de doses aplicadas nos sistemas de informação junto aos vacinadores, a fim de identificar em tempo hábil erros de digitação, divergências e duplicidades para que o dado suba com qualidade e haja impacto positivo nas coberturas. Busca-se meios para fortalecer as equipes das salas de vacinas, especialmente em unidades numerosas, com vacinadores de apoio e transporte para atividades de vacinação extramuros. Conclui-se, também, que a intersetorialidade evidenciou a importância da corresponsabilidade da busca ativa vacinal entre os serviços, não se limitando apenas a saúde, mostrando que a potência do microplanejamento nas ações de imunização no município de Esperança-PB, teve e tem efeito positivo por estender-se até os dias atuais na programação das atividades de vacinação.

Principal

PRISCILA GEOVANA CÂMARA RODRÍGUES CABRAL

pgcrc12@gmail.com

Coordenador de Imunização

Coautores

PRISCILA GEOVANA CÂMARA RODRÍGUES CABRAL. CECILIA ALEXANDRE DE OLIVEIRA ALMEIDA. JOSICLEIDE DA SILVA SANTOS. LANÍSIA BIANCA PASSOS DE OLIVEIRA.

A prática foi aplicada em

Todos os Municípios (AL)

Todos os Municípios (BA)

Todos os Municípios (CE)

Todos os Municípios (MA)

Esperança

Todos os Municípios (PE)

Todos os Municípios (PI)

Todos os Municípios (RN)

Todos os Municípios (SE)

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Rua Antenor Navarro, nº 837, Centro Administrativo - Esperança - PB

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Priscila Geovana Câmara Rodrígues Cabral

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

15 abr 2024

e atualizada em

15 abr 2024

Início da Execução

27/09/2023

Fim da Execução

14/10/2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

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