A potência da qualificação de dados para o alcance das altas coberturas vacinais em Esperança-PB

O Programa Nacional de Imunização (PNI) é um dos maiores e principais programas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e regulamenta as ações de vacinação no Brasil. Considerado uma referência mundial, o PNI garante, através das suas ações, a proteção da população contra doenças imunopreviníveis com cerca de 26 imunobiológicos no calendário de rotina e, especial pelo CRIE. Os múltiplos avanços do PNI ao longo dos anos abrangem a modernização no campo da informação dos dados provenientes das ações de imunização no país, o que gera a necessidade da qualificação dessa informação para o monitoramento eficaz das coberturas vacinais. O monitoramento das coberturas vacinais é uma importante e indispensável atividade na rotina das gestões estaduais e municipais e subsidia a supervisão da heterogeneidade e homogeneidade visando assegurar a imunidade coletiva. Mediante exposto, no Estado da Paraíba, o Programa “Vacina mais PB” norteia os municípios para o monitoramento e a qualificação de dados nos sistemas de informação e, através do Apoio Matricial do programa, fortalece essa prática com avaliação orientada e periódica. Deste modo, o município de Esperança-PB busca garantir que os sistemas de informações de imunização, aliado pela qualificação de dados, atuem para potencializar as ações realizadas no território para garantir as altas coberturas vacinais. Objetivo Geral: Alcançar altas coberturas vacinais através da qualificação de dados nos sistemas de informação de imunização. Objetivos específicos: Fortalecer as ações de imunização utilizando os sistemas de informação como subsídio para o monitoramento. Estimular os profissionais das salas de vacinas no devido uso dos relatórios disponíveis para monitoramento. Qualificar os profissionais para correção de dados e identificação de resíduos. Garantir a qualificação de cadastros. Garantir a busca ativa em tempo hábil.

O processo de trabalho deu-se com a seguinte metodologia- Identificação do problema: Coberturas vacinais abaixo da meta preconizada pelo Ministério da Saúde em menores de 2 anos; Dificuldade dos profissionais das salas de vacinas com a resolutividade da busca ativa vacinal; Falha na intervenção frente aos atrasos importes e recusas vacinais. Definição do objetivo para resolução do problema: Criar um instrumento que defina o tempo oportuno para visita do ACS, antes e após o atraso com subsídio para intervenção em tempo hábil e apoio intersetorial, através de Assistente Social do EMULTI, Conselho Tutelar e MP. Recursos utilizados: Após alinhamento da Coordenação de Imunização com Coordenação da APS, Agentes Comunitários de Saúde, vacinadores da APS, equipes do emulti e Conselho Tutetal, foi criado instrumento que define o fluxo de visitas a serem realizadas pelo ACS, devendo ser feita ao menos 01 visita antes do atraso, para orientação, ao enos 01 visita com Assistente Social após um mês de atraso e, persistindo o atraso, devendo o CT ser acionado antes dos 60 dias de atraso vacinal para intervenção. Período da aplicação: Criação e apresentação em Maio/Junho de 2024, com uso posterior contínuo. Resultado esperado: Resgatar as altas coberturas vacinais preconizadas pelo MS.

A ação deu-se início com a atualização dos cadastros das crianças menores de 5 anos vinculadas às 14 unidades da APS do município, totalizando o número de 2.111 cadastros qualificados com inclusão de CPF, unificação ou atualização cadastral e/ou área, a qual foi feita por micro área, junto aos agentes comunitários de saúde de cada UBS. Após, os 28 profissionais das salas de vacinas da APS, mais 02 da Policlínica, dentre enfermeiros e técnicos, foram treinados e orientados, in-loco, presencial ou via aplicativo de mensagens e vídeo, para o devido registro qualificado dos dados resultantes das ações de imunização, nos sistemas PEC e/ou SIPNI, bem como, para devida correção de dados incorretos em PEC e CDS. Foram analisados os registros das doses aplicadas no PEC e CDS do período de Janeiro à Dezembro/24, com correção de todas as doses inseridas incorretamente, com registro posterior em CDS ou transcrição de caderneta. Foram analisados 168 relatórios de doses aplicadas, no e-sus/PEC e 12 de validação das doses aplicadas pelo e-gestor/SISAB, por UBS, quinzenalmente ou mensalmente, de acordo com a realidade de cada área. A utilização da ferramenta “busca ativa” no PEC e das listas de faltosos do e-SUS feedback, subsidiou a atualização vacinal dos faltosos de fato. O conjunto dessas ações, resultou no regaste de 100% das coberturas vacinais preconizadas pelo MS para menores de 2 anos no ano de 2024, onde no ano anterior apenas 3 imunizantes tiveram suas metas alcançadas.

Observou-se que após a intervenção da coordenação de imunização municipal junto às equipes da APS, norteada pelo Apoio Matricial do Programa Vacina Mais Paraíba sob gestão do PNI da SES-PB, frente à qualificação de dados inseridas nos sistemas de informação, a cobertura vacinal do município de Esperança-PB teve uma significativa alta no resgate das metas preconizadas, o que enfatiza a importância da atualização e treinamento efetivo dos profissionais nas salas de vacinas, afim de identificar falhas e corrigir em tempo oportuno. O alcance das metas vacinais, além de garantir a imunidade coletiva, fortalece as ações de imunização no município, visto que engaja os profissionais através do reconhecimento na eficácia do seu trabalho. Mediante exposto, faz-se necessária a qualificação dos profissionais para o uso orientado e norteado das ferramentas de informação, por ser uma condição que gera oportunidade de análise individualizada ao processo de vacinação e visa garantir as altas coberturas vacinais.

Principal

Priscila Geovana Câmara Rodrigues Cabral

pgcrc12@gmail.com

Enfermeira/Coordenadora

Coautores

Priscila Geovana Câmara Rodrigues Cabral, Anne Rafaella Galdino de Araújo, Josicleide da Silva Santos, Lanísia Bianca Passos de Oliveira

A prática foi aplicada em

Esperança

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Esperança

Prefeitura Municipal de Esperança - Rua Manoel Henrique, Esperança - PB, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Priscila Geovana Câmara Rodrigues Cabral

Conta vinculada

02 abr 2025

CADASTRO

02 abr 2025

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas

Play now without restrictions Jump into the fun instantly Unlock endless game time Start gaming at school today Launch your game break now Enjoy premium playtime access Dive into crazy game worlds Begin your gaming escape Click here, play anywhere Start your school-safe gaming session unblocked games 76 yohoho Endless Run Awaits: Dive into Run 3 Your New Virtual Life: BitLife Awaits! Can You Handle the Slope Speed? Click Frenzy: Join Cookie Clicker Fun! Game Boredom Killer: Unblocked Games Hub Ready for Some Retro Bowl Action? Arrr! Yohoho.io Awaits You, Captain! Drift to Glory: Play Drift Boss Now!