Olá,

Visitante

A Parceria Entre Secretarias de Sáude e Educação em Estrategias de Vacinação Contras Doenças Imunopreviniveis do Município de Serra Talhada – Pe

O presente estudo foi realizado no Município de Serra Talhada – PE, que fica a 405 km² do Recife. O município é composto de aproximadamente 92.000 habitantes, de acordo com o Censo do IBGE de 2022. Os serviços de saúde formam uma complexa rede de atividades para intervir sobre as doenças imunopreveníveis e promover a saúde da população sendo adotadas várias estratégias no país. Uma dessa é o Programa Nacional de Imunização (PNI) instituído no Brasil para combater as doenças transmissíveis, Atualmente, 48 varieades são distribuídos anualmente pelo PNI (vacinas, imunobiológicos especiais, soros e imunoglobulinas), sendo 20 vacinas oferecidas às crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes conforme o Calendário Nacional de Vacinação. O Programa foi criado em 1973, e oferece um conjunto ampliado de imunobiológicos, que são substâncias capazes de induzir a imunidade. Sua implantação e implementação concedeu avanços sobre o controle das doenças imunopreveníveis, através do Ministério da Saúde – responsável pela aquisição, distribuição e coordenação das ações de vacinação do PNI. O Município contém 55 escolas Municipais, A matrícula de alunos, nas Escolas Municipais de Educação Infantil de Serra Talhada no ano 2023, estava vinculada à apresentação da declaração da vacinação atualizada, para incentivar os pais a manterem atualizado o calendário de imunizações das crianças. O objetivo foi comparar dos dados obtidos no SIPNIWEB, PEC e SISAB das Coberturas vacinais do ano de 2022 e o de 2023 no período janeiro e fevereiro. O município de Serra Talhada contém 24 salas de vacinas, uma única sala de vacina realizou 2000 declarações, para o público de pré-escolar até fundamental. Os Resultados obtidos janeiro e fevereiro o valor total de vacinados foi 6329 doses realizadas no Município no ano 2022 e no ano 2023 nos mês de janeiro e fevereiro o valor total 8428 doses. Mostra um aumento de 24,91% (2099) de doses em relação aos ano 2022. Conclui que com a declaração escolar no ato da matricula a respeito da situação vacinal do aluno, mostrou um aumento de vacinados no ano 2023, visto que a estratégia da declaração de vacinação do aluno no ato da matricula evidenciou um aumento em relação ao ano anterior e com a eficácia de imunizar nossas crianças e aumentar as coberturas vacinais.

Para o aumento das coberturas e necessário que haja campanhas tanto nas escolas como também nas Unidades de Saúde da Família (USF), como método de chamar a atenção da população e mostrar a importância de se imunizar.

Para o aumento das coberturas e necessário que haja campanhas tanto nas escolas como também nas Unidades de Saúde da Família (USF), como método de chamar a atenção da população e mostrar a importância de se imunizar.

Destacamos que o objetivo principal do Programa é de oferecer todas as vacinas com qualidade a todas as crianças que nascem anualmente em nosso país, tentando alcançar coberturas vacinais de 95% de forma homogênea em todos os municípios e em todos os bairros. E para alcançar essa cobertura com exatidão é necessário que haja um posicionamento do município em relação à imunização e também da conscientização da população para se imunizar, deve haver uma parceria de ambas as partes para o fortalecimento das coberturas para que a cada ano essa cobertura venha alcançar números positivos.

Principal

LISBETH ROSA DE SOUZA LIMA ARAUJO

Coautores

CIBELLY DE SOUZA BRANDÃO, CLARISSA NOVAIS VALGUEIRO BARROS, GABRIEL JOVINO NASCIMENTO SILVA

A prática foi aplicada em

Região

Esta prática está vinculada a

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Envelhecimento Ativo
São Paulo
Práticas
Relato de Experiência de um dia ” D ” de Imunização com Crianças Indígenas
Todos os Estados (Nordeste)
Práticas
Experiência do preventivo humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
1 / 1071234Próximo