A INTERSETORIALIDADE NA PERSPECTIVA DA SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DO ADOLESCENTE NO ÂMBITO ESCOLAR

O Município de Queimadas-PB atualmente conta com uma população de aproximadamente 52 mil habitantes, sendo destes 2.901 adolescentes de 10 a 19 anos do sexo feminino, distribuídas em 26 escolas municipais e 03 escolas estaduais.
Entende-se que as fases da puberdade e adolescência compreendem um período de maior vulnerabilidade dos adolescentes. É um período de pensamentos desordenados, oscilações no humor, descargas hormonais e intempéries no comportamento, além de ser uma fase caracterizada pelos impulsos do desenvolvimento físico mental, emocional, sexual e social.
Dentro da ótica e da lógica da escuta, do compartilhamento de ideias e a fim de levar a este público uma visão holística sobre a saúde sexual e reprodutiva, foi iniciado o trabalho de educação em saúde no tocante à temática abordada, ofertando oficinas de capacitação aos alunos da rede de ensino municipal e estadual do município de Queimadas-PB.

Considerando riscos e desafios, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Saúde na Escola (PSE), realizou o levantamento quantitativo de dados de adolescentes entre 11 a 19 anos, sendo neste público identificadas um total de 7% de gestantes do Município.
Foram selecionadas escolas centralizadas do município, considerando o alto número de adolescentes gestantes ou acometidas por alguma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). Foi realizada uma pesquisa interativa através de um questionário aberto para diagnosticar o conhecimento prévio dos adolescentes sobre as temáticas abordadas. Em seguida a partir das análises das respostas e da identificação das questões menos compreendidas entre o público os assuntos foram abordados de forma teórica e pratica apresentando o conteúdo de forma lúdica utilizando materiais de fácil entendimento e dinâmicas de mito e verdades.
A terceira etapa foi a reavaliação do instrumento através do mesmo questionário, aplicado no início da atividade, diagnosticando o ganho de conhecimento dos adolescentes participantes. Em seguida, foram apresentadas dinâmicas de interações, com problematizações do dia a dia do adolescente promovendo a abertura para depoimentos e exposições de dúvidas, além da distribuição de folders informativos abordando a temática apresentada.

Após o desenvolvimento do projeto, foi possível observar o déficit no conhecimento das adolescentes acerca da temática abordada, entretanto, a intervenção realizada no ambiente escolar proporcionou momento promissor para o processo de educação em saúde realizado de forma intersetorial.
Com base nos dados das unidades de saúde, identificou-se uma redução de 50% número de novas gestações adolescentes dentro do período de execução do projeto. Esse dado indica um efeito positivo inicial da estratégia, sendo necessário o monitoramento contínuo para verificar a consolidação desse impacto a longo prazo.
A parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e as escolas municipais e estaduais foi fundamental para a efetividade do projeto. Os professores e profissionais da saúde foram capacitados para dar continuidade às discussões sobre o tema dentro do ambiente escolar, promovendo uma abordagem contínua e integrada.

O ambiente escolar parece oferecer maior segurança aos adolescentes e a família. O propósito do Projeto é resgatar o direito à saúde desses adolescentes e inseri-los em seu lugar de cidadãos, com maiores possibilidades de mudanças positivas em suas trajetórias de vida, e, através das políticas públicas, garantir o acesso as informações de saúde, a prevenção de agravos, a gravidez não intencional e a redução da morbimortalidade por causas externas referentes a uma gravidez precoce.
Os resultados obtidos demonstram que a educação em saúde no ambiente escolar é uma estratégia eficaz para promover a conscientização e a prevenção de gestações precoces e ISTs entre adolescentes. A continuidade do projeto e a ampliação das ações para outras escolas e comunidades são essenciais para garantir um impacto duradouro na saúde e no bem-estar dos adolescentes de Queimadas-PB.
A estratégia utilizada neste estudo deve ser ampliada, buscando alcançar também o núcleo familiar, sendo este outro importante agente de saúde na vida de seus adolescentes, impactando e assegurando às adolescentes riscos mínimos a violações de seus direitos no que se refere à saúde sexual e reprodutiva.

Principal

Emanuely de Farias Albuquerque

emanuelyalbpmq@gmail.com

Coordenadora e-Multi

Coautores

Emanuely de Farias Albuquerque, Camilla Sandrianny Pereira Barbosa, Andressa Carolina Sousa de Araujo Góes, Francisca Eugênia Bernardino Casimiro de Lima, Sheila Aparecida Lourenço, Wagner Moreira de Almeida, Erika Oliveira de Lima Maciel

A prática foi aplicada em

Queimadas

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde de Queimadas PB

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Emanuely de Farias Albuquerque

Conta vinculada

02 abr 2025

CADASTRO

02 abr 2025

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas

Play now without restrictions Jump into the fun instantly Unlock endless game time Start gaming at school today Launch your game break now Enjoy premium playtime access Dive into crazy game worlds Begin your gaming escape Click here, play anywhere Start your school-safe gaming session unblocked games 76 yohoho Endless Run Awaits: Dive into Run 3 Your New Virtual Life: BitLife Awaits! Can You Handle the Slope Speed? Click Frenzy: Join Cookie Clicker Fun! Game Boredom Killer: Unblocked Games Hub Ready for Some Retro Bowl Action? Arrr! Yohoho.io Awaits You, Captain! Drift to Glory: Play Drift Boss Now!