O Município de Queimadas-PB atualmente conta com uma população de aproximadamente 52 mil habitantes, sendo destes 2.901 adolescentes de 10 a 19 anos do sexo feminino, distribuídas em 26 escolas municipais e 03 escolas estaduais.
Entende-se que as fases da puberdade e adolescência compreendem um período de maior vulnerabilidade dos adolescentes. É um período de pensamentos desordenados, oscilações no humor, descargas hormonais e intempéries no comportamento, além de ser uma fase caracterizada pelos impulsos do desenvolvimento físico mental, emocional, sexual e social.
Dentro da ótica e da lógica da escuta, do compartilhamento de ideias e a fim de levar a este público uma visão holística sobre a saúde sexual e reprodutiva, foi iniciado o trabalho de educação em saúde no tocante à temática abordada, ofertando oficinas de capacitação aos alunos da rede de ensino municipal e estadual do município de Queimadas-PB.
Considerando riscos e desafios, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Saúde na Escola (PSE), realizou o levantamento quantitativo de dados de adolescentes entre 11 a 19 anos, sendo neste público identificadas um total de 7% de gestantes do Município.
Foram selecionadas escolas centralizadas do município, considerando o alto número de adolescentes gestantes ou acometidas por alguma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). Foi realizada uma pesquisa interativa através de um questionário aberto para diagnosticar o conhecimento prévio dos adolescentes sobre as temáticas abordadas. Em seguida a partir das análises das respostas e da identificação das questões menos compreendidas entre o público os assuntos foram abordados de forma teórica e pratica apresentando o conteúdo de forma lúdica utilizando materiais de fácil entendimento e dinâmicas de mito e verdades.
A terceira etapa foi a reavaliação do instrumento através do mesmo questionário, aplicado no início da atividade, diagnosticando o ganho de conhecimento dos adolescentes participantes. Em seguida, foram apresentadas dinâmicas de interações, com problematizações do dia a dia do adolescente promovendo a abertura para depoimentos e exposições de dúvidas, além da distribuição de folders informativos abordando a temática apresentada.
Após o desenvolvimento do projeto, foi possível observar o déficit no conhecimento das adolescentes acerca da temática abordada, entretanto, a intervenção realizada no ambiente escolar proporcionou momento promissor para o processo de educação em saúde realizado de forma intersetorial.
Com base nos dados das unidades de saúde, identificou-se uma redução de 50% número de novas gestações adolescentes dentro do período de execução do projeto. Esse dado indica um efeito positivo inicial da estratégia, sendo necessário o monitoramento contínuo para verificar a consolidação desse impacto a longo prazo.
A parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e as escolas municipais e estaduais foi fundamental para a efetividade do projeto. Os professores e profissionais da saúde foram capacitados para dar continuidade às discussões sobre o tema dentro do ambiente escolar, promovendo uma abordagem contínua e integrada.
O ambiente escolar parece oferecer maior segurança aos adolescentes e a família. O propósito do Projeto é resgatar o direito à saúde desses adolescentes e inseri-los em seu lugar de cidadãos, com maiores possibilidades de mudanças positivas em suas trajetórias de vida, e, através das políticas públicas, garantir o acesso as informações de saúde, a prevenção de agravos, a gravidez não intencional e a redução da morbimortalidade por causas externas referentes a uma gravidez precoce.
Os resultados obtidos demonstram que a educação em saúde no ambiente escolar é uma estratégia eficaz para promover a conscientização e a prevenção de gestações precoces e ISTs entre adolescentes. A continuidade do projeto e a ampliação das ações para outras escolas e comunidades são essenciais para garantir um impacto duradouro na saúde e no bem-estar dos adolescentes de Queimadas-PB.
A estratégia utilizada neste estudo deve ser ampliada, buscando alcançar também o núcleo familiar, sendo este outro importante agente de saúde na vida de seus adolescentes, impactando e assegurando às adolescentes riscos mínimos a violações de seus direitos no que se refere à saúde sexual e reprodutiva.
Secretaria Municipal de Saúde de Queimadas PB
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO