Olá,

Visitante

A integração da atenção básica com outros setores no enfrentamento ao uso abusivo do álcool e outras drogas em Apiacás (MT)

O município de Apiacás está localizado a 1.050 Km da capital Cuiabá e possui uma população estimada de 9.979 habitantes (IBGE/2018). A rede de assistência do SUS é composta por: 03 Equipes de Saúde da Família (ESF), 1 Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) Tipo 3, 1 Unidade Descentralizada de Reabilitação, 1 Hospital de Pequeno Porte (com laboratório, Raio X e USG) e Vigilância em Saúde. Nos últimos cinco anos o município vem apresentando um crescimento alarmante do uso de álcool e outras drogas, principalmente entre adolescentes e adultos jovens, tornando-se um importante problema social. Nesse contexto, a Atenção Básica está sendo considerada como uma das principais portas de entrada do dependente químico seja pela detecção ou por encaminhamentos de outros setores (educação, cultura, segurança e assistência social), primando pelo desenvolvimento de ações de prevenção, tratamento e reinserção social de dependentes químicos.

Apresentar as ações e serviços de saúde planejados e executados pela Equipe de Atenção Básica de forma integrada com os demais setores da saúde, educação, cultura, segurança e assistência social no combate ao uso abusivo de álcool e outras drogas, al Nesse trabalho utilizou-se a pesquisa bibliográfica, assim como a pesquisa de campo para fundamentação do objeto de estudo, empregando o método qualitativo através de atividades desenvolvidas nas escolas, atendimentos individuais nas ESF, abordagem familiar em domicílio e reuniões intersetoriais para monitoramento e avaliação dos casos e das ações.

Foram realizadas 28 Oficinas de prevenção às Drogas, no período de três meses nas escolas estaduais (Portal da Amazônia e Vinícius de Moraes) e municipais (Paulo Freire e no Arumã), tendo a participação de 1.396 alunos no acompanhamento semanal pelas equipes de saúde da família e Nasf de 07 dependentes químicos com abordagem familiar. Encaminhamento dos dependentes para acompanhamento psiquiátrico e psicoterapia dos 07 casos acompanhados, 28% (02 casos) estão em recuperação. Apresentam retorno da autoestima, melhorias na condição de saúde e fortalecimento do vínculo familiar e retorno ao convívio familiar das crianças que estavam abrigadas dos 02 casos em recuperação. Fortalecimento das ESF e Nasf no desenvolvimento das ações. O uso de drogas é um fenômeno sociocultural complexo que aflige a humanidade, tornando a pessoa-usuária dependente de substâncias que destroem sua própria saúde, causando sofrimento à família e prejuízos à sociedade. Diante do aumento no número de pessoas atendidas e famílias em risco pelo uso de drogas, a equipe de Atenção Básica de Apiacás iniciou o trabalho de educação preventiva e sensibilização da sociedade sobre os malefícios do uso dessas substâncias.

Principal

Fabiana Patrícia Leocádio Soares Pessoa

fplspessoa@bol.com.br

Coautores

Bruna Baumann, Caroline Álvares Torres, Josiane Gonçalves, Priscila De Oliveira Combinato, Sílvia Arantes Siqueira

A prática foi aplicada em

Apiacás

Apiacás

Apiacás

Apiacás

Mato Grosso

Centro-Oeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Apiacás (MT)

Rua Campo Grande, 10 - Bom Jesus, Apiacás - MT

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Fabiana Patrícia Leocádio Soares Pessoa

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

19 jul 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Ações intersetoriais: integrando estratégias no combate às arboviroses na cidade de Belém do Brejo da Cruz (PB)
Paraíba
Práticas
A (in)visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Projeto saúde na feira: ampliando o acesso de serviços de saúde no município de Ingá.
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Promoção da saúde mental dos trabalhadores da estratégia de saúde da família: cuidando do cuidador.
Paraíba