Olá,

Visitante

A importância do controle social nas políticas sobre drogas

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas do Estado do Ceará (SPD) vêm desenvolvendo uma articulação com os Conselhos Municipais de Saúde e os serviços em geral para fomentar esta discussão. Atualmente 85 municípios do Estado do Ceará apresentam Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas que trabalham em muitos momentos articulados aos Conselhos Municipais de Saúde. Mais de 40 municípios foram visitados no estado onde os Conselheiros de Saúde participaram de Rodas de Conversa Regionais conduzidas por técnicos da SPD, que ressaltavam a necessidade desta articulação intersetorial e a participação da sociedade na busca de soluções para os problemas existentes.

O Sistema Único de Saúde (SUS) possui como um dos seus princípios institucionais, o controle social. O resgate histórico nesta área ressalta os dificultadores apresentados por vários municípios em implantar e manter ativo os seus Conselhos Municipais de Saúde. Sabedores da importância dos mesmos para o fortalecimento da Gestão do SUS, diversos municípios do Estado do Ceará tem conseguido manter conselhos ativos e atuantes nas políticas locais. A temática sobre drogas é muito complexa e exige uma articulação intersetorial para planejamento e realização das atividades envolvidas. Neste contexto a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas do Estado do Ceará (SPD) vêm desenvolvendo uma articulação com os Conselhos Municipais de Saúde e os serviços em geral para fomentar esta discussão.

Como principal aprendizado, ressalta-se a importância da articulação intersetorial para a propulsão das políticas sobre drogas e como dificultadores o preconceito e a complexidade do tema abordado, o que faz com que muitos municípios ainda não desenvolvam ações articuladas nesta área. Em relação às perspectivas futuras daremos continuidade na execução das Rodas de Conversa e a implantação de Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas nos 184 municípios cearenses. Ressalta-se que a atuação dos Conselhos Municipais de Saúde apresenta-se como um grande aliado no fortalecimento das políticas sobre drogas e que se faz necessário a articulação de saberes diferentes para a geração de saberes abrangentes e eficazes.

Principal

Alessandra Pimentel de Sousa

alessandrapimentel05@gmail.com

A prática foi aplicada em

Todos os Municípios (CE)

Ceará

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Rua Oto de Alencar, 193

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Alessandra Pimentel de Sousa

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

03 fev 2020

e atualizada em

06 maio 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Metodologias ativas no processo de atualização de profissionais de saúde: relato de experiência.
Paraíba
Práticas
Incluir e apreender: parceria entre saúde e educação no acompanhamento multidisciplinar
Paraíba
Práticas
V amostra Paraíba, aqui tem SUS
Paraíba
Práticas
Autonomia reprodutiva: empoderamento de mulheres em vulnerabilidade através da inserção do DIU
Paraíba
Práticas
Adote um sorriso: auto estima e saúde, buscar sorrisos felizes é nossa prioridade.
Paraíba
Práticas
Adesão às consultas de puericultura: uma intervenção na estratégia de saúde em Esperança – PB
Paraíba
Práticas
Descentralização do cuidado: levando as práticas de atividade física a população da zona rural
Paraíba
Práticas
Reterritorialização: desafios e avanços no município de Campina Grande-PB
Paraíba