Olá,

Visitante

A importância da mobilização social no combate ao Aedes Egypti no município de Juina-Mt

Diante do aumento do número de casos e notificações de dengue, realizadas pelas unidades de saúde nas últimas semanas do mês de Dezembro/2015 e início de 2016, a Secretaria Municipal de Saúde de Juína/MT, Equipes de Vigilância em Saúde e da Atenção Básica e Secretaria Municipal de Planejamento/Administração se reuniram para discutir ações relativas ao nível de resposta adequada e planejamento das ações. Decretou-se SITUAÇÃO EXCEPICIONAL DE EMERGÊNCIA na saúde pública de Juína, e as seguintes ações foram realizadas: ?

Em virtude da publicação da portaria nº 1.813/2015 declarando Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN), o governo do Estado de Mato Grosso lançou o Plano Emergencial de Controle da Dengue, Chikungunya e Zika vírus e Assistência à gestantes e crianças com microcefalia devendo ser operacionalizado pelos municípios de Dezembro/2015 a Maio/2016 e servindo de base para execução dos planos municipais.

Concluímos que só obtivemos êxito, pois contamos com a mobilização, o engajamento social e o compromisso efetivo de todos os munícipes. Os esforços foram todos voltados para o combate ao mosquito Aedes aegypti, que é o vetor transmissor causador da Dengue, Chikungunya e Zika vírus. A sensibilização da população para a contínua manutenção da limpeza das suas residências, locais de trabalho e até mesmo os espaços públicos, garantindo mais saúde para a nossa população.

Principal

Agostinho Bespalez

abespalez@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Juína

Mato Grosso

Centro-Oeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

TRAVESSA EMMANUEL, CENTRO

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Agostinho Bespalez

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

13 mar 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Dengue tô fora! uma experiência de intersetorialidade
Santa Catarina
Práticas
O sarampo “navegou” pelo rio Madeira e “parou” em Porto Velho: relatando a experiência da vigilância em saúde do município
Rondônia
Práticas
Enfrentamento do surto de sarampo no município de Boa Vista: uma experiência que demonstrou o quanto é possível a integração entre atenção básica e vigilância em saúde
Roraima
Práticas
Vigilância de epizootias visando a prevenção da febre amarela no município de Curitiba (PR)
Paraná
Práticas
Parceria entre vigilância epidemiológica e vigilância sanitária: ações de imunização
Minas Gerais