APRESENTAÇÃO:
O período neonatal é uma fase importante para a descoberta de inúmeras doenças que podem ser detectadas a partir de testes realizados após o nascimento (SOCIEDADE BRASILERA DE PEDIATRIA, 2022). O diagnóstico precoce realizado no período neonatal, durante as primeiras 48 horas, tem ajudado a melhorar a qualidade de vida dos recém-nascidos reduzindo a morbimortalidade na primeira infância e contribuindo para a assistência qualificada dos que necessitarem de uma rede de apoio (Murni et al.,2021; MINISTÉRIO DA SAÚDE., 2021). Sendo assim, foi observado na visita puerperal pelas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) que alguns neonatos recebiam alta da Maternidade de pequeno porte sem o teste de oximetria de pulso surgindo a necessidade da implantação da triagem cardíaca no município visando a identificação precoce de anormalidades cardíacas congênitas. Para isso é necessário que haja a capacitação e qualificação de profissionais para a sua realização e identificação de possíveis alterações, garantindo um melhor seguimento e acompanhamento.
OBJETIVO:
GERAL: Implantar e realizar o teste do coraçãozinho em neonatos assistidos pelas Equipes de Saúde da Família e Unidade hospitalar de Pronto Atendimento localizados na cidade de Junco do Seridó, Paraíba.
ESPECIFICOS:
Melhorar a assistência materno-infantil no município estudado;
Detectar possíveis diagnósticos cardíacos e melhorar o fluxo de assistência aos neonatais;
Reduzir complicações cardíacas em recém-nascidos pertencentes àquela população de abrangência;
Diminuir os óbitos neonatais e infantis decorrentes de patologias cardíacas;
Melhorar os indicadores associados à saúde materno-infantil;
Implementar capacitações/treinamentos às equipes de saúde da família e Unidade de Pronto Atendimento.
METODOLOGIA:
O Plano de Intervenção surgiu na Especialização de Saúde da Família com ênfase na Rede de Atenção Materno – Infantil ofertada pela Escola de Saúde Pública (ESP) realizada pelos profissionais das ESF e E-Multi de nosso município. Assim, após um levantamento feito pelas equipes sobre a ausência de resultados do teste de oximetria de pulso na alta do neonato nas maternidades de pequeno porte, evidenciou-se a necessidade de implantar este serviço de saúde no município. Inicialmente foi realizada uma reunião com o Secretário Municipal de Saúde mostrando a necessidade de diagnosticar precocemente causas de mortalidade infantil de origem cardíaca, devido à falta da realização deste teste em neonatos nascidos em maternidades de pequeno porte, em trânsito e ou residências do referido município. Após a liberação do gestor municipal para implantação do serviço não acarretou nenhuma despesa extraordinária, visto que será realizado pelos profissionais já lotados na Secretaria Municipal de Saúde em atividade nas ESF’s e na unidade hospitalar de pronto-atendimento, assim como já existe o equipamento necessário para a realização deste procedimento, tornando possível alcançar os objetivos aqui estabelecidos.
Foi observado na visita puerperal pelas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) que alguns neonatos recebiam alta da Maternidade de pequeno porte sem o teste de oximetria de pulso surgindo a necessidade da implantação da triagem cardíaca no município visando a identificação precoce de anormalidades cardíacas congênitas
No dia 31 de Maio de 2024 aconteceu a capacitação ministrada por duas (02) enfermeiras convidadas pelas alunas da especialização, que já trabalham com a triagem do coração em outra instituição. Durante a capacitação foram apresentados aos profissionais a técnica de realização do teste, o equipamento utilizado e os formulários a serem preenchidos durante e após o procedimento. Na capacitação, com a presença de 08 (oito) profissionais de enfermagem, foi demonstrado através de um manequim a forma correta de realizar o teste do coraçãozinho, foram esclarecidas dúvidas dos profissionais e logo após foi apresentado por parte da gestão a escala dos profissionais para a realização do teste. Sendo estabelecido que, de segunda-feira à sexta-feira, o teste será realizado pelos enfermeiros das ESF’s (de acordo com sua população cadastrada) e nos finais de semana e feriados a realização do teste ficará sob a responsabilidade dos enfermeiros da Unidade de Pronto Atendimento da cidade. Para uma melhor captação dos recém-nascidos sem teste do coraçãozinho, estabeleceu-se que todas as gestantes serão orientadas durante o acompanhamento pré-natal à após 24 horas do nascimento da criança, informar ao Agente Comunitário de Saúde. Em casos de não haver realizado a triagem cardíaca, receberá a orientação do local onde a mesma deverá ser conduzida para realizar o procedimento.
SMS DE JUNCO DO SERIDÓ - Avenida Balduíno Guedes, Junco do Seridó - PB, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO