O último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2010, constatou uma população de 45.606.048 pessoas com algum tipo de deficiência permanente. Como ponto de partida para esta investigação, levantamos os seguintes questionamentos: qual a percepção dos alunos do curso de especialização de gestão em saúde sobre deficiência? Qual seu conhecimento sobre as políticas públicas direcionadas a pessoa com deficiência? Qual a abordagem realizada no curso referente às recentes políticas brasileiras voltadas a pessoa com deficiência?
Objetivo: analisar a formação e percepção dos alunos concluintes de um curso de pós-graduação em gestão em saúde sobre as políticas públicas destinadas a saúde das pessoas com deficiência. Métodos: pesquisa de campo, descritiva, de abordagem qualiquantitativa. A coleta de dados ocorreu do dia 28 de outubro a 10 de novembro de 2013. A população pesquisada foi constituída pelos discentes devidamente matriculados no curso referido. A ferramenta utilizada foi um questionário com 20 perguntas. Não houve riscos durante a realização do estudo. A pesquisa seguiu as recomendações do Conselho Nacional e Saúde.
Qual a percepção dos alunos do curso de especialização de gestão em saúde sobre deficiência? Qual seu conhecimento sobre as políticas públicas direcionadas a pessoa com deficiência? Qual a abordagem realizada no curso referente às recentes políticas brasileiras voltadas a pessoa com deficiência?
Fortaleza - CE, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO