Desde 2023 a equipe do CAPSi de Araruama em suas reuniões de equipe reflete sobre a potência de utilizar o espaço escolar para promoção de saúde e possibilitar espaços de circulação de experiências junto a rede para que sejam considerados os aspectos afetivos, sociais e vulnerabilidades para além dos aspectos cognitivos, comumente utilizado para medir habilidades e o desenvolvimento dos usuários da rede.
Em março de 2024 após situações de violência, racismo e bullying em uma escola da zona rural da cidade de Araruama a equipe do CAPSi foi convocada pela educação para auxiliar profissionais da escola e pensar em ações para equipe da instituição e para os alunos.
No primeiro momento foram realizados encontros com a equipe diretiva – direção, orientadores educacionais e pedagógicos para compreender as questões mais urgentes.
A ação buscou, sobretudo, possibilitar uma resposta mais eficaz e sustentável a questões sociais, geradas pelas desigualdades da sociedade, sendo assim, a realidade mostra que esses valores (respeito, inclusão e tolerância) estão sendo constantemente desafiados por comportamentos violentos, discriminatórios e excludentes.
Neste sentido, foi proposto um trabalho para aproximar a escola e a rede de serviços públicos que atende o território, considerou-se a escola, como espaço precípuo de formação e socialização, além do seu papel fundamental na promoção de valores como respeito, inclusão e tolerância.
Em maio foram iniciadas atividades com a equipe do colégio, apresentou-se o conceito de saúde e intersetorialidade, reflexões acerca da corresponsabilização e compartilhamento do cuidado aos usuários, além de pontuar a história das políticas de saúde mental e da infância e adolescência. Pontuado também o fluxo e perfil de usuários do CAPSi e dos demais componentes da RAPS.
Em junho a rede foi convocada e organizamos ações para os alunos com temas sinalizados pela escola. Quinzenalmente um equipamento fez atividades com os alunos. Foram trabalhados temas como saúde mental, bullying, saúde sexual e reprodutiva, prevenção à violências.
Objetivos gerais:
Identificar e mapear as necessidades específicas da comunidade escolar;
Utilizar o espaço escolar para promoção de saúde;
Fomentar a reflexão sobre o impacto do racismo na saúde mental da população preta.
Fortalecer a capacidade da escola e demais serviços para lidar com os desafios da complementaridade das políticas públicas no cuidado ao usuário;
Promover a inclusão, a diversidade e a equidade de oportunidades para todos os estudantes.
Objetivos específicos:
Possibilitar espaços de circulação de experiências junto a rede para que sejam considerados os aspectos sociais e emocionais para além dos aspectos cognitivos, comumente utilizado para medir habilidades e o desenvolvimento dos usuários da rede;
Aproximar a escola da rede de serviços públicos que atende o território, considerando a escola, como espaço precípuo de formação e socialização;
Desenvolver ações integradas e coordenadas para prevenir e combater a violência, o bullying e o racismo.
O trabalho foi bem avaliado pela equipe da escola e aproximou as instituições, além de fortalecer o papel do Capsi como ordenador da rede.
Encontramos alguns desafios de comunicação com a equipe diretiva, para adequar as ações ao calendário escolar, além das agendas dos equipamentos participantes, no entanto as equipes se organizaram e foi possível desenvolver ações e idealizar possíveis projetos permanentes junto a rede de serviços na escola.
Cabe ressaltar como principal resultado a aproximação da comunidade escolar com a rede de serviços que atende a infância e adolescência.
Também notabilizado o reconhecimento dos fluxos para saúde mental, para mais evidenciado a importância de desenvolver a discussão acerca da diversidade, do racismo entre os profissionais da educação, pois as dificuldades observadas fragilizam as ações de promoção de saúde.
As ações de matriciamento do CAPSi facilitaram a elaboração de estratégias junto a rede e evidenciam como este instrumento é importante no trabalho da atenção psicossocial.
Fortalecer essa ação dentro do CAPSi é primordial, o cotidiano dos dispositivos não pode ser barreira para pensar essas estratégias, pois o matriciamento é a ação que fortalece a rede, e consequentemente garante que os usuários mais graves, perfil do atendimento de um CAPSi, cheguem ao serviço.
R. Ronald de Carvalho - Centro, Araruama - RJ, 28970-000, Brasil
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