Olá,

Visitante

A Busca Por Melhora da Cobertura Vacinal Atraves da Capacitação da Rede de Saúde

Em 2022, foi apontada pelas equipes e serviços de referências da rede de Amparo-SP a necessidade de atualização em sala de vacinas. O que era esperado, uma vez que o Programa Nacional de Imunização-PNI está em constante mudança e o processo de introdução da vacina contra COVID sofreu muitas adequações. Importante citar a queda da cobertura vacinal e o movimento anti vacinas, que exacerbou durante a pandemia. Amparo enfrenta problemas com a cobertura vacinal e precisou enfrentar o agravamento deste indicador. Percebeu-se também a dependência das equipes da APS para com a VE para tomadas de decisão em relação a casos não rotineiros de vacinação. Optou-se, portanto para a atualização dos fluxos e rotinas da Sala de Vacinas e Rede de Frios, com aprimoramento dos protocolos básicos do PNI, e foi proposto uma capacitação destinadas as equipes da Rede.

O município enfrenta dificuldades em alcançar a meta de cobertura vacinal, e aponta como fatores relevantes o movimento anti vacinas, a pandemia que afastou os usuários dos serviços de saúde para atendimentos de prevenção e promoção a saúde, falhas e dificuldades das equipes de enfermagem na atuação em Sala de Vacinas, alta rotatividade de profissionais nas equipes, alterações constantes no calendário vacinal, dificuldades com a informatização do sistema.

As discussões de estratégias para melhorar a cobertura envolveram as equipes da APS e da Vigilância Epidemiológica. Foram desenvolvidas ações de intersetoriais e de Educação Permanente , com o objetivo de mobilização da rede, readequação do processo de trabalho, ampliação do acesso, e sobretudo capacitação das equipes de enfermagem para sala de vacinas . Como estratégia de sensibilização das equipes uma grande capacitação sobre Sala de Vacinas para a Equipe de Enfermagem da Rede Municipal, contemplando todos os seguimentos desde a Atenção Primaria, serviço especializado e rede hospitalar. Pensando em sensibilização dos usuários contamos com apoio do Serviço de Comunicação Municipal, rádios locais e Secretaria da Educação para ações Educativas nos meios de comunicação e nas Escolas através do Programa de Saude na Escola e auxilio na comunicação com os pais.

Foi a primeira atividade coletiva das equipes de Enfermagem da Rede do período Pos pandemia. Foi visível e contagiante a receptividade, alegria e motivação que os participantes e organizadores demonstravam. A Capacitação foi muito bem aceita e proveitosa para os profissionais, que participaram de forma receptiva e proativa. O intuito de integrar a rede foi alcançado e a motivação e a responsabilização dos profissionais participantes foi visível nas discussões e atividades dinâmicas. As ações intersetorial sempre fortalecem os serviços, integram a rede de apoio das famílias e fortalece as equipes. DE forma geral, estas ações fortaleceram a Rede de Saúde, trouxe impacto positivo nos indicadores, aumentarão a autonomia das equipes locais das salas de vacina e o vinculo da rede de Educação , comunicação e Saúde.

Principal

Dalila Reis Barbosa

Coautores

Vanessa Coelho Ferreira Luis Roque Guidi Junior

A prática foi aplicada em

Região

Esta prática está vinculada a

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Envelhecimento Ativo
São Paulo
Práticas
Relato de Experiência de um dia ” D ” de Imunização com Crianças Indígenas
Todos os Estados (Nordeste)
Práticas
Experiência do preventivo humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
1 / 1071234Próximo