“Viva Bem com a Coluna Que Você Tem”: Análise da Influência do Programa nas Capacidades Funcionais de Seus Usuários.

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIAPromover a melhoria da qualidade de vida de pacientes com alterações na coluna vertebral, através da implantação do método adaptado da “Escola de Coluna”, com o intuito de diminuir as recidivas dos quadros álgicos, reduzir a demanda de pacientes no setor de fisioterapia e aumentar o fluxo de atendimentos.DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS:O NAPD oferece via SUS (Sistema Único de Saúde) serviços de fisioterapia aos munícipes. Os pacientes são encaminhados por médicos, geralmente ortopedistas e neurologistas, ao serviço de fisioterapia. O setor conta com 03 fisioterapeutas, 01 educador físico (Especialista em Fisiologia do Exercício), 02 técnicos de enfermagem e 01 auxiliar de serviços gerais. O funcionamento do NAPD dá-se da seguinte forma: o paciente é encaminhado ao setor por médico capacitado.De acordo com o encaminhamento, este é prontamente colocado para avaliação, e inicia as sessões

As dores lombares incidem em cerca de 80% da população em algum momento de sua vida, sendo, portanto, um grande problema de saúde pública. O diagnóstico diferencial das doenças da coluna vertebral é bastante amplo, mas sabe-se que boa parte das afecções está relacionada a posturas e movimentos corporais inadequados. Com grande frequência, podemos encontrar associados à lombalgia, a depressão e a ansiedade.Estas, por sua vez, podem prolongar o quadro doloroso, o que gera angústia, incapacidade e insatisfação, seja no trabalho ou na vida social. Diante disso, foi criado, em 2011, no município de Santa Teresa, ES, o Programa “Viva bem com a coluna que você tem”, baseado no método “Escola de Coluna”, um programa educacional e de treinamento para ensinar as pessoas a prevenir e a conviver com os problemas da coluna vertebral. Realiza-se a fisioterapia convencional, exercícios terapêuticos (exercícios de força e alongamentos) e aulas voltadas para educação em saúde sobre temas relacionados.

Observamos a necessidade de ampliar o programa, abrangendo um número maior de participantes,aumentando a quantidade de atendimento e expandindo para o interior do município.Esperamos que o programa abra novos caminhos para implantação de Projetos de Promoção em Saúde no município, incentivando a prática de atividades físicas e de outros hábitos saudáveis.A premissa deste Programa é a educação para os cuidados básicos de prevenção e redução de episódios de dor nas costas, incentivando o paciente para a responsabilidade com seu tratamento e recuperação. O Programa instrui e incentiva a prática da atividade física, buscando a melhora da qualidade de vida de seus usuários.

Principal

Luis Marcelo de Almeida Anacleto

dagabisa@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Santa Teresa

Espírito Santo

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Luis Marcelo de Almeida Anacleto

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

14 set 2023

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Práticas Relacionadas