Olá,

Visitante

“Viva Bem, Viva Sem Dor”

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA:O projeto “Viva Bem, Viva Sem Dor” tem por objetivo realizar uma ação integrada à comunidade, buscando o incentivo à prática de exercícios e alongamentos, a fim de dirimir a ocorrência de dores nas articulações dos idosos usuários da UBS Veiga Jardim.DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS:No dia 22 de junho de 2015 foi realizada a ação “Viva Bem, Viva Sem Dor” na UBS Veiga Jardim, em Aparecida de Goiânia, foi realizado no auditório da unidade uma palestra com o intuito de orientar a respeito de postura, quedas e como evitar situações que potencialmente acarretam em dores nas articulações. Logo após, houve aula de alongamento com professora de educação física, especialmente preparada para aquela população, cuja idade média era acima de cinquenta anos. Foi utilizado um questionário para identificar a região onde as dores articulares ocorrem e o conhecimento de métodos que auxiliem a amenizar tal sofrimento. Ao designo de promover a aproximação com a população, foram servidos relaxantes e lanches, distribuição de flyers educativos e rosas de origami.INDICADORES/VARIÁVEIS/COLETA DE DADOS:A decisão de escolha do tema e do público-alvo foi feita a partir da observação da realidade, entrevistas em vistas domiciliares, relatos dos agentes comunitários de saúde da UBS Veiga Jardim e preenchimento de formulários. A coleta de dados na ação educativa foi feita por meio de preenchimento de formulário próprio que avaliava o grau de satisfação com a atividade desenvolvida e a intenção do paciente em seguir as atividades ali ensinadas.OBSERVAÇÕES/AVALIAÇÕES/ MONITORAMENTOPara um melhor resultado da ação proposta é necessário que periodicamente a ação seja realizada, contanto com a adesão de mais participantes na comunidade. E a equipe do NASF que atua junto a essa comunidade com profissionais da área de exercícios físicos, orientem a manter os alongamentos, bem como estimular e apoiar a prática de atividade física constante pela comunidade Veiga Jardim.

A partir do levantamento de dados realizados na área da Unidade Básica de Saúde Veiga Jardim, em Aparecida de Goiânia, em parceria com a Universidade de Rio Verde – Campus Aparecida, cujos alunos de medicina estão inseridos nas atividades desta comunidade. Foi realizada a ação educativa “Viva Bem, Viva Sem Dor” que buscou meios de ajudar esta população a lidar com as dores nas articulações por meio de alongamentos e orientações de prevenção. Baseado na metodologia do Arco de Maguerez, em que a observação da realidade ocorreu nas imediações da UBS Veiga Jardim. Os pontos-chave selecionados se relacionam com a presença de elevado número de idosos na comunidade que apresentam dores nas articulações, assim como na ausência de um profissional para administrar as aulas de alongamento e o sedentarismo ocasionado pela falta de oportunidade e conhecimento necessário. Já a teorização foi baseada em autores consagrados de artigos científicos e livros. Quanto as hipóteses de solução destacam-se o controle do peso, prática regular de exercícios e manutenção da postura corporal. Por fim, no quesito aplicação à realidade foi realizado o projeto supracitado: “Viva Bem, Viva Sem Dor”.

A esta região é necessário mais investimento em infraestrutura do bairro que colaborem com a realização de atividades físicas, bem como a presença de profissionais da área de exercícios físicos que trabalhem regularmente para orientar a prática de atividade física constante pela comunidade Veiga Jardim.O projeto comunitário “Viva Bem, Viva Sem Dor” cumpriu o seu propósito ao passo que foram ensinados movimentos de alongamento adequados e foi dado suporte para a população de continuidade aos exercícios após o evento, já que o flyer educativo distribuído era composto por imagens autoexplicativas de alguns exercícios realizados na aula. É necessário destacar a importância do acompanhamento com profissionais da saúde, assim como hábitos saudáveis de vida.

Principal

Jackeline Lemes Borges

saudeapgpgabinete@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Aparecida de Goiânia

Goiás

Centro-Oeste

Instituição

Rua Antônio Batista Sandoval

Uma organização do tipo

Secretaria Municipal de Educação

Foi cadastrada por

Jackeline Lemes Borges

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Fato ou fake: utilizando a força da internet no combate a fake news sobre vacinação em Esperança – PB.
Paraíba
Práticas
Projeto saúde na feira: ampliando o acesso de serviços de saúde no município de Ingá.
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Promoção da saúde mental dos trabalhadores da estratégia de saúde da família: cuidando do cuidador.
Paraíba
Práticas
Projeto Hidrovida: a utilização de terapia aquática como forma de tratamento para idosos com doenças osteomusculares.
Paraíba
Práticas
Assistência multiprofissional aos portadores de hipertensão e diabetes mellitus de uma UBS de Belém do Brejo do Cruz – PB: relato de experiencia
Paraíba