Olá,

Visitante

“I oficina para As Gestantes” – o Protagonismo da Arte do Cordel – Município Pio Ix/Piauí

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA:A experiência teve como finalidade promover a adesão das gestantes ao pré-natal, através da compreensão da importância do mesmo e da amamentação. As informações repassadas deixaram de obedecer apenas parâmetros técnicos e abriram espaço para uma nova forma de ensinar e aprender. Aproveitando as habilidades natas de uma artista da terra e profissional da equipe de saúde na disseminação da cultura popular. DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS: O evento ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação. A decoração estava bem atrativa, com cordão (varal) de cordéis voltados para os temas abordados. O planejamento foi realizado pelos agentes comunitários de saúde e desenvolvido por todos da equipe da Estratégia Saúde da Família, contou ainda com a participação de uma preparadora física que fez a abertura do evento com técnicas de alongamento e relaxamento para o público alvo. Durante o evento foram trabalhadas diversas informações, através de uma dinâmica foi realizado o estudo do cartão da gestante. Em seguida, foi realizada leitura de um cordel com o tema pré-natal e amamentação. Para finalizar, foi apresentado um repente falando sobre os benefícios da amamentação. O repente foi cantado ao toque do pandeiro pelos agentes comunitários de saúde. A enfermeira da equipe reforçou as informações apresentadas, também foi ofertado um lanche saudável e realizado um sorteio de brindes.INDICADORES/VARIÁVEIS/COLETA DE DADOS:O evento contou com a participação de dezenove gestantes, um pai e uma avó. A repercussão foi positiva na comunidade, onde houve procura maciça sobre a data do próximo evento. Essa resposta positiva, por parte da comunidade, impulsionou a equipe a continuar utilizando a metodologia com outros temas e outros públicos e incentivou as demais equipes a desenvolver o mesmo trabalho em suas comunidades, servindo como fonte de inspiração.OBSERVAÇÕES/AVALIAÇÃO/MONITORAMENTO:As ações implementadas neste evento tiveram um impacto positivo na adesão às atividades educativas propostas pela equipe, bem como valorizou a figura do agente comunitário de saúde, mostrando sua criatividade e potencial mobilizador. Também proporcionou uma melhor interação entre os membros da equipe, além de maior aproximação com a comunidade.

O trabalho de educação em saúde é muito abrangente, pois constantemente precisamos estar atentos às mudanças ocorridas e às necessidades da população. Para tanto, necessitamos de mente aberta para o novo e saber aproveitar as potencialidades da cultura popular. No desenvolvimento de um trabalho com qualidade torna-se necessário fazer uso de novas metodologias, a arte do cordel utilizada na experiência trouxe inovação, utilização dos conhecimentos de uma forma dinâmica e descontraída.

Através da literatura de cordel, é possível promover oficinas abordando diversos temas. Os versos rimados cativam, divertem, e ao mesmo tempo educam. Constitui importante ferramenta para despertar a curiosidade e atenção da população, possibilitando atingir diversos públicos. Permite a valorização do saber popular e incentiva cada vez mais os artistas locais.Com a experiência podemos perceber o fortalecimento da figura do agente comunitário de saúde. A nova metodologia demonstrou um poder transformador capaz de modificar a realidade local, tendo em vista que o repasse das informações foi feito na linguagem popular. A adesão constante da população a essa nova proposta de trabalho repercutiu de forma positiva na comunidade. Concluímos que o trabalho de informações incluindo diversão e valorização da cultura popular deve ser mantido e incentivado. A experiência foi documentada através do relatório de atividades do Curso Técnico em Agentes Comunitários de Saúde e nos livros de registro de atividades em grupo/educação em saúde da equipe, também está documentada através de registros fotográficos. A experiência já foi socializada em evento nacional no período de 12 a 15 de março de 2014, no espaço Pontos de Encontro, IV Mostra de Experiências em Atenção Básica, em Brasília.

Principal

Maria Marilene do Monte Carvalho

A prática foi aplicada em

Pio IX

Piauí

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

RUA FRANCISCO DAS CHAGAS FORTALEZA, 185, CENTRO

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Maria Marilene do Monte Carvalho

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Atendimento aos autistas no município de Itaperuna: uma abordagem interdisciplinar e inclusiva
Rio de Janeiro
Práticas
PROJETO PRIMEIROS SOCORROS E PREVENÇÃO DE ACIDENTES NAS ESCOLAS – LEI LUCAS
Rio de Janeiro
Práticas
Consciência Vacinal: fortalecendo as estratégias e combatendo a desinformação para o cumprimento do calendário de vacinação de crianças no município de São Francisco-PB.
Paraíba
Práticas
Dengue: uma abordagem além do combate ao vetor nos centros de educação infantil
Rio de Janeiro
Práticas
Imunização na Zona Rural, em áreas de difícil acesso: Projeto Vacina Volante
Maranhão
Práticas
A importância da equipe multidisciplinar no tratamento e no cotidiano dos pacientes com Fibromialgia de Itatiaia-RJ
Rio de Janeiro
Práticas
Projeto Saúde Aqui: relato de experiência
Tocantins