Olá,

Visitante

“ Integração das Ações Atenção Básica em Saúde e Vigilância em Saúde no Município de Barra de Santana – Paraíba “ – uma Realidade no Território “

A experiência da integração da Atenção Básica e a Vigilância em Saúde no município de Barra de Santana/PB, população estimada em 8.249 habitantes, distribuída quase totalmente na zona rural. Esta integração iniciou-se em 2010, mas sem avanços. Em 2018 houve uma evolução significante. Este trabalho mostra vantagens e benefícios para os profissionais da saúde e população, que ora são acompanhados por equipes integradas e qualificadas. Conforme a Portaria 2.436/2017 a Atenção Básica e Vigilância em Saúde devem trabalhar integradas, de modo que identifiquem os problemas de saúde e planejem o processo trabalho em conjunto. Nas atividades específicas dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate as Endemias, são realizadas ações de promoção, de prevenção, de doenças e agravos prevalentes, identificando e registrando situações de importância epidemiológica de forma individual e coletiva, buscando parcerias e recursos que possam potencializar esta integração.

Mostrar como está ocorrendo à integração entre Atenção Básica e Vigilância em Saúde no município de Barra de Santana/PB, destacando os benefícios trazidos por ela para os profissionais de saúde, para a população e para a gestão.

Concluímos que essa integração foi uma das iniciativas mais exitosas para o município. Como resultado tivemos o 1º LIA de 2019 com resultado de 1,7, melhor em 07 anos. Este trabalho ser deve continuo e não pode retroceder, pois, estas ações foram integradas em busca de resultados que impactem na saúde da população. “A gente trabalhava na mesma secretaria, mas não trabalhava lado a lado como deveria, era como se a gente não fizesse parte de uma mesma equipe” ( Penha, ACE desde 2007)

Principal

Francisca Eudezia Damaceno Nunes

eudeziadamaceno@yahoo.com.br

A prática foi aplicada em

Rio Grande do Norte

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Barra de Santana

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Conasems

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

09 set 2019

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Construção de uma modelagem ecossistêmica para vigilância em saúde: implementação de observatórios epidemiológicos na atenção básica
Ceará
Práticas
Estratégias de Implementação da Vacina Contra Covid-19 no Estado da Paraíba
Paraíba
Práticas
Implementação da Rede de Apoio Aos Pacientes com Infecção Congênita Associada ao Vírus Storch ou Zika no Município de São José de Ribamar – Ma.
Maranhão
Práticas
Ocorrência de Óbito por Causa Violenta em Menores de 12 Anos no Município de Itabaiana-Pb: a Importância da Integração da Vigilância em Saúde na Atenção Básica.
Paraíba
Práticas
Exame dos contatos intradomiciliares aos sábados no programa de controle de hanseníase no município de Rio Branco, Acre
Acre
Práticas
O uso de armadilhas (Ovitrampas) como ferramenta para monitoramento e controle populacional do Aedes Aegypti em Rio Branco, Acre
Acre
Práticas
Vigilância de Epizootias Visando À Prevenção da Febre Amarela no Município de Curitiba – Pr
Paraná
Práticas
Investigação Epidemiológica Pós-Óbito em Situações de Desastres: a Experiência de Nova Friburgo
Rio de Janeiro