Olá,

Visitante

Toda Beleza Conta a Sua História: Ex-Pacientes de Hanseníase na Luta Contra o Estigma

O projeto Toda beleza conta a sua história“ surgiu em 2021, durante a elaboração das atividades para o Janeiro Roxo, mês de conscientização contra a hanseníase, com a Pandemia de COVID-19 e as restrições sanitárias estabelecidas seria necessário realizar atividades que não colocassem em risco a saúde de usuários e profissionais de saúde, mas que dessem visibilidade a campanha. Como o tema proposto pelo Ministério da Saúde foi Conhecer para não discriminar, organizamos em parceria com o fotógrafo Suelânio Viegas uma sessão de fotos convidando ex-pacientes colaboradores do Grupo de Autocuidado (GAC) do Complexo Hospitalar Dr. Clementino Fraga. A utilização de um estúdio fotográfico, maquiagens e adereços foram de grande importância para que os participantes se sentissem especiais, autoconfiantes durante as fotos e ainda, elevando a autoestima. Foram organizadas duas exposições de fotos na recepção da Secretaria de Estado da Saúde e no Complexo Hospitalar Dr. Clementino Fraga, com excelente repercussão. As fotos também foram utilizadas para elaboração de material educativo divulgado virtualmente durante toda a campanha. Foram coletados depoimentos dos participantes sobre o processo de adoecimento, cura e reabilitação, momentos de superação, a importância do GAC para o fortalecimento pessoal e coletivo e a sensação de bem-estar por estarem participando de um ensaio fotográfico como protagonistas de suas próprias histórias.

A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, transmitida pelo Mycobacterium leprae podendo causar lesões neurais devido ao seu alto poder incapacitante. Em 2021, a Paraíba notificou 373 casos novos. Destes, 12,8% apresentaram Grau 2 de incapacidade física (GIF) no momento do diagnóstico. Esses números demonstram fragilidades nas ações de busca ativa de novos casos pela Atenção Primária que resultam no aumento de incidência de casos com algum tipo de grau de incapacidade física instalado e consequentemente, no aumento do estigma e da exclusão social que historicamente acompanham a hanseníase.

Com a queda no número de casos de COVID-19 na Paraíba, o projeto Toda beleza conta a sua história será retomado com a busca de novos parceiros para fortalecer as ações de luta contra o estigma e também, fomentar a realização de projetos que procurem resgatar nos pacientes e ex-pacientes de hanseníase a autoestima, o empoderamento e a inclusão social com o objetivo de diminuir a discriminação e sensibilizar a população sobre a doença na perspectiva de uma ação humanizada e inclusiva.

Principal

Anna Stella Cysneiros Pachá

anna.vigsaude@gmail.com

A prática foi aplicada em

João Pessoa

Paraíba

Nordeste

Instituição

Av. Dom Pedro II. 1.826, Torre - PB

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Anna Stella Cysneiros Pachá

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

01 dez 2019

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Projeto social de controle populacional de cães e gatos como função de vigilância em saúde pública
Paraíba
Práticas
Vacinação nos espaços de formação: experiência no 2º Congresso Nordestino de Pediatria
Paraíba
Práticas
Controle das arboviroses no município de Brejo do Cruz – PB
Paraíba
Práticas
O Alcance dos indicadores da imunizaçâo do programa de qualificaçâo das ações de vigilância em saúde
Paraíba
Práticas
Acolhimento e seguimento intersetorial às crianças e adolescentes vítimas de violências
Paraíba