- Gestão de Serviços e Sistemas de Saúde
JULIANA BRAZÃO
- 12 set 2024
Amapá
A experiência da integração da Atenção Básica e a Vigilância em Saúde no município de Barra de Santana/PB, população estimada em 8.249 habitantes, distribuída quase totalmente na zona rural. Esta integração iniciou-se em 2010, mas sem avanços. Em 2018 houve uma evolução significante. Este trabalho mostra vantagens e benefícios para os profissionais da saúde e população, que ora são acompanhados por equipes integradas e qualificadas. Conforme a Portaria 2.436/2017 a Atenção Básica e Vigilância em Saúde devem trabalhar integradas, de modo que identifiquem os problemas de saúde e planejem o processo trabalho em conjunto. Nas atividades específicas dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate as Endemias, são realizadas ações de promoção, de prevenção, de doenças e agravos prevalentes, identificando e registrando situações de importância epidemiológica de forma individual e coletiva, buscando parcerias e recursos que possam potencializar esta integração.
Mostrar como está ocorrendo à integração entre Atenção Básica e Vigilância em Saúde no município de Barra de Santana/PB, destacando os benefícios trazidos por ela para os profissionais de saúde, para a população e para a gestão.
Concluímos que essa integração foi uma das iniciativas mais exitosas para o município. Como resultado tivemos o 1º LIA de 2019 com resultado de 1,7, melhor em 07 anos. Este trabalho ser deve continuo e não pode retroceder, pois, estas ações foram integradas em busca de resultados que impactem na saúde da população. A gente trabalhava na mesma secretaria, mas não trabalhava lado a lado como deveria, era como se a gente não fizesse parte de uma mesma equipe ( Penha, ACE desde 2007)
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO