Olá,

Visitante

“ Integração das Ações Atenção Básica em Saúde e Vigilância em Saúde no Município de Barra de Santana – Paraíba “ – uma Realidade no Território “

A experiência da integração da Atenção Básica e a Vigilância em Saúde no município de Barra de Santana/PB, população estimada em 8.249 habitantes, distribuída quase totalmente na zona rural. Esta integração iniciou-se em 2010, mas sem avanços. Em 2018 houve uma evolução significante. Este trabalho mostra vantagens e benefícios para os profissionais da saúde e população, que ora são acompanhados por equipes integradas e qualificadas. Conforme a Portaria 2.436/2017 a Atenção Básica e Vigilância em Saúde devem trabalhar integradas, de modo que identifiquem os problemas de saúde e planejem o processo trabalho em conjunto. Nas atividades específicas dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate as Endemias, são realizadas ações de promoção, de prevenção, de doenças e agravos prevalentes, identificando e registrando situações de importância epidemiológica de forma individual e coletiva, buscando parcerias e recursos que possam potencializar esta integração.

Mostrar como está ocorrendo à integração entre Atenção Básica e Vigilância em Saúde no município de Barra de Santana/PB, destacando os benefícios trazidos por ela para os profissionais de saúde, para a população e para a gestão.

Concluímos que essa integração foi uma das iniciativas mais exitosas para o município. Como resultado tivemos o 1º LIA de 2019 com resultado de 1,7, melhor em 07 anos. Este trabalho ser deve continuo e não pode retroceder, pois, estas ações foram integradas em busca de resultados que impactem na saúde da população. “A gente trabalhava na mesma secretaria, mas não trabalhava lado a lado como deveria, era como se a gente não fizesse parte de uma mesma equipe” ( Penha, ACE desde 2007)

Principal

Francisca Eudezia Damaceno Nunes

eudeziadamaceno@yahoo.com.br

A prática foi aplicada em

Rio Grande do Norte

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Barra de Santana

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Conasems

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

09 set 2019

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Capacitação em Boas Praticas Sanitárias para Bares, Bistros e Gastros, 2024
Práticas
Vigilância sanitária de Ipatinga: um olhar na educação sanitária junto ao setor regulado
Práticas
Sensibilizar para conscientizar: Educação em saúde no combate as arboviroses no município de Ipatinga
Todos os Estados (Sudeste), Minas Gerais
Práticas
Projeto social de controle populacional de cães e gatos como função de vigilância em saúde pública
Paraíba
Práticas
Vacinação nos espaços de formação: experiência no 2º Congresso Nordestino de Pediatria
Paraíba
Práticas
Controle das arboviroses no município de Brejo do Cruz – PB
Paraíba