Vozes da Saúde: matriciamento contribui para a ampliação da atenção à saúde da mulher em Volta Redonda

Leitura: < 1 minuto

A expansão do processo matricial dá nome ao vídeo da série Vozes da Saúde, as experiências da IdeiaSUS. O 23º episódio desta série, que já ultrapassa a marca de cem vídeos, disponível no canal da IdeiaSUS no Youtube, fala sobre o trabalho de ampliação da atenção à saúde da mulher, por meio da expansão do matriciamento na atenção básica, na cidade de Volta Redonda (RJ).

O episódio tem como protagonista Tácio Huguenin, médico ginecologista e gestor da Atenção Primária à Saúde (APS) do município, que explica o propósito dessa proposta: integrar as equipes de saúde da família aos profissionais especialistas, de modo a dar suporte aos trabalhadores da APS para a discussão de casos e intervenções terapêuticas.

O matriciamento na saúde é uma iniciativa que transforma a lógica tradicional dos sistemas de saúde, como encaminhamentos, referências e contrarreferências, protocolos e centros de regulação, por meio de ações mais horizontais que integram componentes e saberes dos diferentes níveis de atenção à saúde.

Assista ao vídeo abaixo.

Por: Anna Luyza Albuquerque (estágio supervisionado)

Gostou? Compartilhe clicando abaixo

Tags

Você pode se interessar também