Olá,

Visitante

Saúde da Criança e do Adolescente: cuidado integral garantido pelo SUS

No mês de aniversário do ECA, destacamos experiências exitosas de atenção a crianças com microcefalia, diferentes deficiências e vítimas de violência sexual

Leitura: 2 minutos

No dia 13 de julho, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 33 anos. Em comemoração a esta legislação que reconhece crianças e adolescentes como sujeitos de direitos, destacamos exitosas práticas de saúde que focalizam o cuidado de pessoas que vivem em períodos de intenso desenvolvimento psicológico, físico, moral e social. Conheça `Entre Laços: grupo de prática corporal na assistência à microcefalia através do vínculo mãe e filho’. Trata-se de um projeto de assistência continuada voltada às crianças com microcefalia, mas que olha também com cuidado os seus cuidadores, implantado no município de Serrinha (BA).

O mesmo acontece em Vera Cruz (RN). Com foco nas crianças com microcefalia e suas respectivas famílias, a Secretaria Municipal de Saúde instituiu uma equipe multidisciplinar composta por educador físico, fisioterapeuta, fonoaudióloga e terapeuta ocupacional, promovendo a estimulação precoce e prevenindo possíveis atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor. Trata-se do Projeto terapêutico singular com as crianças com microcefalia do município de Vera Cruz (RN), por meio de estimulação precoce.

Em atenção às crianças e adolescentes vítimas da violência sexual, o Centro de Atenção a Crianças e Adolescentes em Situação de Violência Sexual (CAVS) de São José (SC) presta acolhimento, com escuta qualificada, aciona órgãos necessários para promover a proteção e o atendimento de pessoas em situação de violência sexual, dando apoio e orientação.

Na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, o Núcleo de Atenção Interdisciplinar do Desenvolvimento Infantil (Naidi) cuida de crianças com diferentes deficiências e de seus familiares. A unidade de saúde trabalha com intervenção precoce nos diversos aspectos do desenvolvimento infantil, priorizando as características individuais e dificuldades apresentadas nos diversos contextos e favorecendo a evolução nas áreas de linguagem, motricidade, cognição, sensório-motora e comportamento. Esta prática serviu de roteiro para o curta-metragem  ‘Construtora de Caminhos’, produzido pela Plataforma IdeiaSUS Fiocruz e a VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz (disponível no Canal da IdeiaSUS no Youtube). Para assistir ao filme, clique aqui.

Gostou? Compartilhe clicando abaixo

Palavras-chave

Você pode se interessar também