Ana Carla Rodrigues é uma dentista que executa um trabalho na cidade de Itabaiana chamado “Resgatando os Sorrisos Especiais”. Ela visualizou uma demanda muito importante como dentista, com muitos pacientes especiais que enfrentavam dificuldades para receber atendimento odontológico adequado. Além das necessidades bucais, muitos desses pacientes também tinham comorbidades, exigindo um atendimento de alta complexidade.
O projeto teve início com visitas às casas dos pacientes, utilizando o sistema de saúde local para conhecer suas histórias e identificar suas necessidades bucais. A partir dessa primeira avaliação, os pacientes eram encaminhados para os dentistas da Unidade de Saúde da Família, onde recebiam informações sobre a importância da saúde bucal, tanto para eles como para seus cuidadores.
Quando necessário, esses pacientes eram encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas, localizado no próprio município de Itabaiana, onde recebiam atendimento especializado de alta complexidade. Dessa forma, não precisavam se deslocar para a capital em busca desse tipo de tratamento, o que proporcionava maior abrangência e dignidade no tratamento bucal.
O acompanhamento desses pacientes especiais envolvia visitas domiciliares e avaliações realizadas pelos dentistas e Agentes Comunitários de Saúde. Essas visitas incluíam o planejamento de atividades e motivavam as famílias a auxiliar na escovação, higiene bucal e alimentação dos pacientes. Isso resultava em melhorias na fala e deglutição, além de proporcionar mais dignidade aos pacientes que enfrentavam dificuldades físicas ou audiovisuais.
Antes desse projeto, muitos pacientes especiais eram negligenciados no aspecto bucal, sendo encaminhados apenas para tratamentos de extração. No entanto, ao chegar em Itabaiana, Ana Carla percebeu a necessidade de oferecer uma maior dignidade a esses pacientes, indo além do tratamento de extração. Pacientes com apenas seis ou sete anos de idade já haviam perdido a maioria dos dentes, e ela desejava que eles tivessem um acompanhamento mais abrangente por parte da equipe.
Diante disso, Ana Carla identificou a necessidade de envolver as mães nesse processo e, a partir deste mês, está implantando uma ampliação do projeto chamada “Mais Especiais”. Esse projeto visa garantir às mães a segurança de um atendimento marcado, maior acessibilidade e disponibilidade por parte dos profissionais. Ela reconhece as dificuldades enfrentadas por famílias que não têm condições de pagar por cuidadores e destaca a importância de trazer dignidade a esses pacientes especiais.
Ana Carla Rodrigues se sente honrada em representar seu município, Itabaiana, e sua Paraíba, ao trazer ideias inovadoras para um atendimento odontológico voltado aos pacientes especiais.