Em 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou o 3 de dezembro como o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. O objetivo da ONU é que todos os países membros comemorem a data, gerando conscientização, compromisso e ações que promovam os direitos das pessoas com deficiência. Para celebrar a data, a Plataforma IdeiaSUS destaca a prática O trabalho em rede como propulsor da atenção integral à saúde da pessoa com deficiência.
Desenvolvida no Rio Grande do Sul, a experiência tem como objetivo potencializar as ações da Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência no SUS, com foco na integralidade e na continuidade do cuidado nas áreas da deficiência auditiva, física, visual e intelectual. Ela compõe o portfólio de práticas da Comunidade de Experiências e Práticas Acessíveis e Inclusivas (Cepai) da Plataforma IdeiaSUS Fiocruz. Para saber mais, clique aqui.
A Cepai reúne, em seu portfólio, cerca de 30 experiências sobre acessibilidade e inclusão no SUS. Além das práticas, conta com um acervo próprio de livros e publicações.